5 músicos mascarados que nunca mostram o rosto nos shows

18/07/2021 às 13:003 min de leitura

Durante a pandemia de covid-19, todos nós começamos a usar máscaras no dia a dia para nos proteger. Coincidência ou não, um reality show de artistas que não mostram o rosto começou a fazer sucesso na televisão em diversos países: The Masked Singer ("o cantor mascarado", em português) virou um fenômeno mundial. O programa vai ganhar uma versão brasileira a partir de agosto, inclusive. 

Nesse programa, celebridades usam fantasias elaboradas que não permitem saber quem está se apresentando (apenas no momento da eliminação é que os artistas revelam suas identidades). Isso não é o que acontece com os cantores e bandas da lista a seguir, que passam anos ou décadas de suas carreiras mascarados, sem que os fãs saibam quem são as pessoas por trás das fantasias. Confira!

1. Daft Punk

Esse talvez seja o caso mais famoso de uso de máscaras na cultura pop mundial: o duo de música eletrônica Daft Punk fez enorme sucesso por mais de 20 anos, até o anúncio do fim do projeto, em 2021 — mas sem nunca mostrar os rostos. 

Na verdade, as cabeças por trás do Daft Punk não usam exatamente máscaras, mas sim capacetes de robôs. Isso é parte do conceito da dupla, combinando com sua música eletrônica futurista, mas também era uma forma de manter toda a atenção na produção artística da dupla, sem fofocas sobre os artistas. 

2. deadmau5

Mais um exemplo da música eletrônica, deadmau5 é outro músico que se apresenta somente mascarado. São várias máscaras de rato, em diversos estilos e cores. Isso porque o nome artístico de Joel Thomas Zimmermann significa "rato morto", que já era o apelido dele entre amigos, antes da música. 

Imagem: Wikimedia Commons(Fonte: Wikimedia Commons)

Diferente dos integrantes do Daft Punk, que não faziam nenhuma aparição pública sem seus capacetes, é relativamente fácil saber como é o rosto de deadmau5. Ainda assim, seu estilo de "rato morto" se tornou muito popular entre os fãs de música eletrônica.

3. Lordi

Atualmente, a banda de rock italiana Måneskin está chamando atenção no mundo todo com seu hit "Beggin" após vencer o festival de música Eurovision. Contudo, antes dela, outra banda de rock já tinha vencido o festival: o grupo finlandês Lordi. Eles chamaram a atenção na edição de 2006 por apresentar um rock pesado em meio à música pop que é geralmente vista no festival. Além disso, eles só subiam no palco mascarados.

No auge da fama, em 2006, a mídia europeia tentou de todo modo saber quem eram os mascarados do Lordi. Depois de um tempo, eles acabaram revelando suas identidades, mas a maioria das apresentações da banda finlandesa é com máscaras.

4. Slipknot

Mas falando em bandas de rock pesado que usam máscaras, um dos exemplos mais famosos do mundo é o Slipknot: desde os anos 90, eles estão entre os principais nomes do gênero, com mais de 30 milhões de discos vendidos

Além das máscaras, o Slipknot usa macacões combinando e tudo faz parte do conceito visual que acompanha as músicas da banda. De acordo com algumas entrevistas, além de ser uma forma de tirar as atenções da vida pessoal dos membros, as roupas e máscaras são uma crítica à industrialização da música. 

5. Buckethead

O nome artístico de Brian Patrick Carroll significa "cabeça de balde", em inglês, e é assim que ele se apresenta ou faz qualquer aparição pública, sendo um dos músicos mascarados mais misteriosos dessa lista.

Imagem: NME/Reprodução(Fonte: NME/Reprodução)

Buckethead é conhecido como um guitarrista talentoso e já se apresentou com várias das mais conhecidas bandas de rock do mundo, como o Guns N’ Roses. Ele raramente fala sobre sua vida pessoal em entrevistas e até responde dizendo que "não há máscara e a 'cabeça de balde' é a identidade verdadeira". 

Existem ainda outros exemplos, especialmente na música eletrônica e no rock, mas você pode nos ajudar a complementar a lista nos comentários abaixo: qual é seu músico mascarado favorito?

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: