17 fotos para conhecer o Afeganistão e seu povo antes do Talibã

Houve uma época em que o Afeganistão, agora dilacerado pelo horror e pela guerra, era pacífico. Um país onde as mulheres podiam andar livremente pelas ruas, as crianças se divertiam, os homens podiam protestar por mais direitos civis e até pessoas de nacionalidades diferentes estudavam e lecionavam nas instituições de ensino superior do país. Mudaram radicalmente. 

(Fonte: All That's Interesting/Reprodução)(Fonte: All That's Interesting/Reprodução)

O Talibã surgiu no decorrer de 1994 nas proximidades da cidade Kandahar, situada na região sul do país. Em um primeiro momento, reuniu membros do mujahideen, um agrupamento de combatentes que, com o apoio dos EUA, afastaram as forças soviéticas do país na década de 1980.

Em 1996, o Talibã já obteve o controle exclusivo da maior parte do país, proclamando um emirado islâmico pautado em uma interpretação severa da lei islâmica.

Mas como era o Afeganistão antes do domínio do Talibã que, após 20 anos, voltou ao poder em 2021? 

Para isso, é necessário buscar registros de algumas décadas atrás. Tais registros servem como memória de que as coisas nem sempre foram do jeito que são agora. Confira na galeria a seguir 17 fotos dos tempos de Afeganistão sem Talibã:

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.