
Estilo de vida
20/08/2021 às 09:30•1 min de leitura
Houve uma época em que o Afeganistão, agora dilacerado pelo horror e pela guerra, era pacífico. Um país onde as mulheres podiam andar livremente pelas ruas, as crianças se divertiam, os homens podiam protestar por mais direitos civis e até pessoas de nacionalidades diferentes estudavam e lecionavam nas instituições de ensino superior do país. Mudaram radicalmente.
(Fonte: All That's Interesting/Reprodução)
O Talibã surgiu no decorrer de 1994 nas proximidades da cidade Kandahar, situada na região sul do país. Em um primeiro momento, reuniu membros do mujahideen, um agrupamento de combatentes que, com o apoio dos EUA, afastaram as forças soviéticas do país na década de 1980.
Em 1996, o Talibã já obteve o controle exclusivo da maior parte do país, proclamando um emirado islâmico pautado em uma interpretação severa da lei islâmica.
Mas como era o Afeganistão antes do domínio do Talibã que, após 20 anos, voltou ao poder em 2021?
Para isso, é necessário buscar registros de algumas décadas atrás. Tais registros servem como memória de que as coisas nem sempre foram do jeito que são agora. Confira na galeria a seguir 17 fotos dos tempos de Afeganistão sem Talibã:
Galeria 1
A descoberta de duas carruagens aumenta a compreensão da tecnologia militar empregada pelo exército do imperador Qin Shi Huang.
Perder o passaporte durante uma viagem internacional é um problema terrível.
Item obrigatório nas casas dos brasileiros, o pão existe há pelo menos 10 mil anos.
Descubra histórias e segredos dos astecas, uma das civilizações mais intrigantes da história.
Entre confusões de números, táticas excêntricas e erros bizarros, o Dia D tem histórias que parecem até ficção.
Tenha a melhor experiência com os vinhos escolhendo a taça certa para cada um.
Um teorema de 1913 propõe que algo sempre pode acontecer caso haja tempo suficiente para isso.
Na Bíblia, várias vezes lemos sobre "Jesus de Nazaré" ou "Jesus, o Nazareno˜.
A Guerra da Coreia é marcada por mistérios, como a ausência de declarações oficiais, espionagem inesperada e até avistamentos de OVNIs, gerando mais perguntas do que respostas.