Ciência
23/08/2021 às 06:30•2 min de leitura
Com mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais e 1 bilhão de vídeos assistidos por dia, o YouTube, lançado oficialmente em fevereiro de 2005, precisou de menos de uma década para se tornar a maior plataforma de streaming do planeta e hoje é referência em hospedagem, comunicação e interação para todos os tipos de público. Porém, essa história é carregada de sacrifícios e controvérsias que, por muito pouco, não mudaram completamente a proposta do site.
No início de 2005, Steve Chen, Chad Hurley e Jawed Karim, que trabalhavam juntos como funcionários do PayPal, decidiram iniciar um negócio por conta própria e, para celebrar o tradicional Dia de São Valentim (Dia dos Namorados), lançaram um site onde homens e mulheres poderiam subir vídeos comentando reflexões pessoais sobre o amor, relacionamentos, interações e outros sentimentos. Infelizmente, a disponibilidade para um pequeno grupo de usuários e o pouco interesse do público acabou enterrando rapidamente a ideia, gerando um prejuízo em anúncios para o trio de jovens.
Apesar de terem perdido o conceito inicial do projeto, Chen, Hurley e Karim repararam que, mesmo com o fracasso, foram responsáveis por criar uma plataforma poderosa de vídeos, onde usuários tinham a oportunidade de hospedar gratuitamente conteúdos caseiros de forma simples e rápida. Assim, os fundadores decidiram sair do nicho romântico e permitir a adição de qualquer tipo de conteúdo em seu site.
Foi então que, em abril de 2005, Karim postou o primeiro vídeo na plataforma. Intitulado Eu no Zoológico, o material de apenas 18 segundos mostrava o cofundador em um dia de passeio no Zoo de San Diego, Califórnia, e esse foi o passo definitivo para a construção de um império. Em outubro de 2006, um ano depois de o YouTube ter um vídeo que atingiu 1 milhão de visualizações pela 1ª vez (anúncio viral da Nike com Ronaldinho Gaúcho), o domínio foi oficialmente vendido para a Google por US$ 1,65 bilhão (na época, cerca de R$ 3,54 bilhões, em conversão direta).
Engenheiros de formação, Chen e Karim trabalharam, respectivamente, no desenvolvimento do serviço e na política antifraudes, enquanto Hurley, formado em Belas Artes, foi o responsável por desenhar a interface pessoal do programa. Com a venda do YouTube, os três partiram para o empreendedorismo e obtiveram carreiras de sucesso, criando empresas de tecnologia da informação e edição de conteúdos, atuando na consultoria da Google e Bloomberg, investindo no mercado esportivo (futebol e basquete) e trabalhando com sociedades e parceiros de renome.
(Fonte: Getty Images / Reprodução)
Em relação à plataforma, hoje conta com um complexo e exigente sistema de restrição de conteúdos, que combate o assédio, bullying, ofensas e materiais considerados inapropriados para o público. Além disso, o YouTube tornou-se uma das maiores fontes de renda do planeta, seja por meio da remuneração com views e inscrições por parte dos criadores de conteúdos, seja pela veiculação de anúncios (que contam com o apoio de ferramentas de gerenciamento de tráfego da Google para serem acionados).