High School: o que é verdade ou mentira nas escolas dos EUA?

12/09/2021 às 07:002 min de leitura

Mundialmente conhecido, o sistema escolar americano equivalente ao nosso Ensino Médio — chamado de "High School" — é presença garantida em muitas série e filmes dos Estados Unidos (EUA). Imersos nessa cultura, nós, brasileiros, já vimos diversas vezes todos os estereótipos que os blockbusters nos mostram sobre essas escolas. Porém, será que tudo que as obras cinematográficas mostram sobre isso é mesmo de verdade?

Conheça abaixo os principais mitos e verdades sobre a High School.

1. Baile de formatura

(Fonte: Universal Studios / Reprodução)(Fonte: Universal Studios / Reprodução)

No meio do corredor da escola, grupos fofocam sobre quem vão convidar para o baile de formatura. Em seguida, pessoas tomam a iniciativa de chamar seu (sua) pretendente para, mais tarde, buscar em casa e viver uma noite mágica. Certamente você já viu esse roteiro em filmes, não? Pois bem, esse fato realmente é verídico, e as comissões de formatura colocam toda sua criatividade para montar bailes temáticos, nos quais estudantes vão com roupas chiques e se divertem em uma das noites mais especiais de suas vidas.

2. Guerra de comida

(Fonte: Disney / Reprodução)(Fonte: Disney / Reprodução)

Há algo mais clichê do que guerra de comida nos refeitórios das escolas? Bom, pelo menos nos filmes essa atividade deveras inconveniente e contraventora é muito comum, mas está longe de ocorrer na vida real. Todos os ambientes de alimentação são organizados e apresentam regras rigorosas, com fiscais mantendo a ordem e estudantes evitando sofrer penalizações severas.

3. Ônibus escolar

(Fonte: Paramount / Reprodução)(Fonte: Paramount / Reprodução)

Assim como no cinema, os alunos poderão esperar diariamente um ônibus escolar em suas portas, porém nem sempre com a cor amarela. O veículo é uma opção de transporte frequente em escolas públicas e permite que estudantes se desloquem sem custos para suas escolas.

4. Grade escolar livre

(Fonte: Universal Studios / Reprodução)(Fonte: Universal Studios / Reprodução)

Caso a grade de estudos esteja vazia, o aluno deve procurar alternativas obrigatórias para completá-la e integralizar as horas/aula. Assim como em universidades, a grade é composta de disciplinas obrigatórias e atividades complementares, dando muitas possibilidades, explorando talentos e desenvolvimento de habilidades, incluindo cenários artísticos, trabalhos manuais, atividades físicas e muito mais.

5. Líderes de torcida

(Fonte: Netflix / Reprodução)(Fonte: Netflix / Reprodução)

Líderes de torcida também estão presentes na High School, trazendo os icônicos uniformes, pompons, coreografias e músicas de incentivo às equipes esportivas. O grupo de animação, que aceita aplicações diversas, também compete em torneios nacionais e treina constantemente em acampamentos especializados, sendo uma das atividades mais dedicadas da rotina estudantil.

6. Musicais do Drama Club

(Fonte: Disney / Reprodução)(Fonte: Disney / Reprodução)

Apesar de passar longe dos flash mobs de High School Musical, os clubes de teatro do Ensino Médio norte-americano incentivam bastante as apresentações musicais e o desempenho vocal dos alunos e, hoje, boa parte dos atores hollywoodianos começaram a se aventurar pelas artes nesse momento da vida.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: