5 situações em que histórias em quadrinhos inspiraram nosso cotidiano

02/10/2021 às 07:002 min de leitura

Desde o lançamento da 1ª história em quadrinhos no formato de gibi, com a chegada de Yellow Kid (1895), esse modelo literário vem inspirando pessoas em todo o planeta, revolucionando expressões artísticas e transformando culturas locais em algo que chame a atenção de milhões de fãs.

Além de terem se eternizado em papéis, muitos heróis, vilões e personagens icônicos foram imortalizados em itens e lugares do cotidiano. Então, hoje as pessoas têm acesso irrestrito a um vasto catálogo de referência aos quadrinhos.

Conheça abaixo alguns itens que encontraram inspirações nos quadrinhos e que se aproximaram do público geek ao propor uma revisitação temática.

1. Pizzas

(Fonte: USA Restaurants / Reprodução)(Fonte: USA Restaurants / Reprodução)

Inspirados nas histórias em quadrinhos, empresários da Flórida, nos Estados Unidos, abriram um restaurante temático intitulado Pizza Gotham City. Nele, os clientes têm acesso a pratos com os temas mais variados de heróis e vilões, incluindo pizzas do Robin (muçarela), Vingadores (pepperoni), Hulk (carnes), Hera Venenosa (vegetais), Wolverine (barbecue), Jean Grey (frango e molho ranch) e Coringa (molho ranch, bacon e batatas fritas), além de obviamente uma receita exclusiva pensada nas Tartarugas Ninja (estilo havaiano), heróis que praticamente apresentaram a guloseima para a criançada nas animações televisivas.

2. Flores

(Fonte: Paper Flowers by Nicky / Reprodução)(Fonte: Paper Flowers by Nicky / Reprodução)

Em diversos países, os fãs de quadrinhos podem decorar festas de aniversários, casamentos e outros eventos comemorativos com flores de histórias em quadrinhos. Isso porque empresas locais como a Paper Flowers, na Inglaterra, reciclam páginas de gibis descartados para criar os próprios arranjos personalizados. Assim, os clientes podem pedir buquês de noiva, boutonnieres, coroas de flores, rosas, arranjos florais e muito mais em modelos inspirados em suas histórias e heróis favoritos.

3. Anéis de casamento

(Fonte: Staples Jewelry / Reprodução)(Fonte: Staples Jewelry / Reprodução)

Amantes podem eternizar sua paixão por meio de alianças personalizadas com temas de histórias em quadrinhos. Atualmente, o site da Staple Jewelry é referência na área geek e oferece anéis inspirados no Lanterna Verde (com esmeraldas verdes e o logotipo do herói marcado no interior), Superman (similar ao anel de Clark em Smallville) e Flash (decorado com detalhes vermelhos e um símbolo de raio no centro). Além disso, várias empresas já trabalham no segmento e fornecem joias temáticas para uso cotidiano como acessórios.

4. Sermões

(Fonte: DC Comics / Reprodução)(Fonte: DC Comics / Reprodução)

Nas últimas décadas, pastores norte-americanos têm utilizado as lições das histórias em quadrinhos para pregar sermões que exaltem a luta do bem contra o mal, de forma a inspirar os fiéis com histórias valiosas sobre persistência, vitórias, aceitação e fé. Durante uma expedição no país, o jornal Billings Gazette entrevistou inúmeros pastores e descobriu que muitos deles pregavam a favor da família ao citar o Quarteto Fantástico, sobre a figura messiânica e salvadora do Superman e mencionando o Homem-Aranha como fonte de responsabilidade pelo poder incumbido.

Enquanto isso, um pastor infantil decorou uma igreja em Michigan para dar um curso sobre o Batman, explorando as figuras do Coringa (o pecado), do Duas-Caras (a mentira), do Charada (a enganação), bem como do Robin e da Batgirl (a confiança).

5. Medicina

(Fonte: Circulating Now / Reprodução)(Fonte: Circulating Now / Reprodução)

O estilo visual das histórias em quadrinhos inspirou médicos dos Estados Unidos a mudarem seus métodos de ensino. Isso ocorreu com o lançamento da obra Medicina Gráfica, exposta na Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, que se moldou ao formato de gibis para contar histórias reais sobre pacientes, disseminando conhecimentos na área e expressando experiências sob o ponto de vista de operados, médicos e estudantes.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: