Conheça a origem de 4 instrumentos musicais

18/11/2021 às 02:003 min de leitura

*Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o Mega Curioso pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Você já parou para pensar que foi a primeira pessoa a tocar um violão? Ou a pessoa que desenvolveu uma gaita? Para contar essas e outras origens curiosas dos instrumentos musicais, continue a leitura:

1. Acordeão

Widget de produto do Hub de Ofertas

A lógica por trás dos acordeões remonta há mais de 2 mil anos, quando os chineses criaram os primeiros aerofones de palhetas livres. Neles, o som é criado quando pequenas palhetas vibram dentro de uma fresta. Alguns outros exemplos são as gaitas, as concertinas e os shengs, instrumentos chineses de sopro.

Já o acordeão moderno surgiu no início do século XIX, na Áustria. Ele tinha teclado em um dos lados, enquanto o outro era usado apenas para manusear o fole. Hoje em dia, existem diversas variações, como a concertina, que é normalmente pequena e hexagonal e não possui teclas de piano, apenas botões em ambos os lados, a gaita-ponto, que também possui apenas botões, e o acordeão em si, também conhecido como sanfona no Brasil, que traz botões de um lado e teclas de piano do outro.

O acordeão surgiu na Áustria, no século 19 (Fonte: Pixabay)O acordeão surgiu na Áustria, no século 19 (Fonte: Pixabay)

2. Saxofone

Widget de produto do Hub de Ofertas

Um dos mais novos instrumentos de sopro que existem, o saxofone foi apresentado ao mundo em 1841, durante a Exposição de Bruxelas. Seu inventor foi Adolph Sax, que já havia ganhado destaque anos antes por aprimorar o clarinete. Curiosamente, haviam até 14 modelos de saxofones diferentes, mas hoje é difícil achar mais do que 4 – barítono, alto, tenor e soprano.

Outro fato marcante na história do saxofone aconteceu em 1845: Sax organizou uma batalha de bandas, em Paris, reunindo músicos tocando sua invenção e outros instrumentos de sopro contra músicos utilizando instrumentos mais tradicionais. O evento fez tanto sucesso que a França resolveu adotar o saxofone em sua banda militar oficial.

Uma batalha de bandas colocou o saxofone sob os holofotes. (Fonte: Pixabay)Uma batalha de bandas colocou o saxofone sob os holofotes. (Fonte: Pixabay)

3. Gaita

Widget de produto do Hub de Ofertas

O instrumentista alemão Christian Buschmann foi o primeiro a rascunhar um modelo de "órgão de boca", que posteriormente viria a se tornar a gaita, em 1821. Depois dele, Christian Messner começou a fabricar o novo instrumento, ainda de maneira artesanal, na década de 1830.

Porém, foi o alemão Matthias Hohner, cujo sobrenome virou uma das marcas mais famosas de gaita, que aprimorou o instrumento. A partir de 1857, o então relojoeiro pegou os desenhos de Buschmann, aprimorou o conceito e passou a vender as gaitas em larga escala. Em 1868, os primeiros instrumentos chegaram aos Estados Unidos e, com isso, o resto é história!

A gaita nasceu do empenho de um relojoeiro. (Fonte: Pixabay)A gaita nasceu do empenho de um relojoeiro. (Fonte: Pixabay)

4. Violão

Widget de produto do Hub de Ofertas

Um dos instrumentos mais populares do mundo, o violão é uma derivação do alaúde, um instrumento de cordas criado na Europa no século XIII. Pouco tempo depois, surgiram as "vihuelas" espanholas, uma espécie de viola de mão um pouco menor do que os violões de hoje em dia. Já no século XVI, a Espanha também viu surgir as primeiras "guitarres", que rapidamente se popularizaram no país e conquistaram o Velho Continente. 

Com a colonização, esses instrumentos ganharam o mundo e passaram por modificações regionais: o "tres", em Cuba, o "cuatro", em Porto Rico, o "charango", no México, entre outras. Já a guitarra surgiu no começo dos anos 1930, nos Estados Unidos. A galera estava cobrando por sons mais altos, por isso o amplificador eletrônico deu origem a novos instrumentos como a guitarra, que foi amplamente utilizada no jazz, no country, no blues e no rock.

O violão ganhou versões por onde passou. (Fonte: Pixabay)O violão ganhou versões por onde passou. (Fonte: Pixabay)

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: