Ciência
25/06/2021 às 08:00•2 min de leitura
Nas acaloradas discussões sobre política no Brasil, é comum que alguém finalize a discussão com: “se não gostou, vai para Cuba!". O país caribenho é referência recorrente quando se fala de socialismo ou comunismo. Mas, afinal, como é o regime político do país? Os cubanos votam? Veja.
Fidel Alejandro Castro Ruz foi um político e revolucionário cubano que governou a República de Cuba como primeiro-ministro de 1959 a 1976 e depois como presidente de 1976 a 2008. (Fonte: Pixabay/Wikilimages/Reprodução)
Cuba é uma república socialista, organizada seguindo o modelo marxista-leninista, com um partido único e sem eleições diretas para cargos executivos. Mas apesar de ser um modelo socialista, o termo “comunismo” consta na Constituição Cubana, por isso, as ações do governo devem seguir essa filosofia política.
Sistema de votação do país elege cidadãos apenas para o legislativo. (Fonte: O Globo/Reprodução)
No país, existem eleições, mas elas são diferentes. O sistema de Poder Popular, vigente desde 1976, prevê eleições provinciais-nacionais (gerais) a cada cinco anos. Com partido único, o Partido Comunista, os cidadãos se candidatam de forma independente. Sobre a Constituição, em 2019, o país ganhou um novo texto reconhecendo pela primeira vez o direito à propriedade privada e à riqueza individual, com algumas ressalvas.
Cientistas cubanos lançaram uma nova vacina, Abdala, que tem uma taxa de eficácia de 92%. (Fonte: Reprodução/AFP)
Cuba possui um sistema de saúde com índices comparáveis aos países desenvolvidos. A chave do sucesso está no gasto destinado ao setor. Em 2015, quase 11% do PIB do país foi gasto em saúde, valor muito acima do que é gasto nos Estados Unidos, Alemanha e França. Na pandemia, o país desenvolveu duas vacinas próprias, a Soberana e a Abdala.
Sistema educacional de Cuba abrange desde o ensino infantil à pesquisa. (Fonte: Ibar Silva/Reprodução)
Em Cuba a educação é totalmente gratuita e universal. Atualmente, conforme o Granma, a taxa de analfabetismo chega a 0,2% medido pelo Censo Populacional e Habitacional de 2012. Por ano, o país dedica mais de 25% do seu orçamento para educação da população.
Cuba é mundialmente conhecido pelos seus charutos. (Fonte: Pixabay/ Marcus61/Reprodução
Cuba não pode realizar exportações, devido ao bloqueio com os Estados Unidos. Mas consegue realizar trocas comerciais e importar alimentos, inclusive com o Brasil. O país é conhecido pelo açúcar e o tabaco.