Seja o primeiro a compartilhar

Como apagar um incêndio na cozinha de maneira segura?

Nenhuma pessoa deveria passar muito tempo sem observar suas panelas quando está cozinhando, mas a verdade é que acidentes também acontecem. Enquanto você estava distraído, é possível que algo tenha dado errado na sua operação culinária e agora tenha um princípio de incêndio para lidar antes que tudo vire uma catástrofe.

No fim das contas, esse tipo de acidente é mais comum do que imaginamos, fazendo com que seja crucial termos em mente quais são as melhores formas para combatê-los. Por isso, nós separamos algumas informações importantes para você levar consigo para o futuro.

Perigo na cozinha

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Segundo os dados da Associação de Proteção Contra Incêndio dos Estados Unidos (NFPA), cozinhar foi a principal causadora de incêndios domésticos e o ato teve o maior número de pessoas feridas em casa entre 2015 e 2019. Além disso, essa também é a segunda maior causa de mortes dentro de casa. 

A maior parte dos incidentes, de acordo com a NFPA, foi causado por pessoas desatentas na cozinha, principalmente quando estavam fritando algo. E outro dado ainda mais preocupante: mais da metade das pessoas feridas se machucaram enquanto tentavam apagar o incêndio. 

Causas do incêndio

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Deixar um alimento cozinhando por tempo demais é logicamente o principal fator causador de incêndios domésticos ao redor do mundo. Entretanto, existe outra situação que poucas pessoas ficam atentas. Quando fritamos algo, não devemos colocar óleo demais na panela ou misturá-lo com água.

Ao colocarmos comida em um recipiente lotado de óleo, isso pode causar um vazamento. E quando o óleo entra em contato com a chama aberta do fogão, o fogo pode rapidamente se espalhar para o seu corpo ou para alguma outra parte da sua casa. 

Por fim, precisamos prestar atenção na temperatura em que algumas substâncias entram em combustão: óleo vegetal (406 °C), óleo de canola (423 °C), óleo de oliva (435 °C). A manteiga, por sua vez, não entra em combustão sozinha e acaba sendo mais segura do que as demais substâncias.

Como apagar o incêndio

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Caso você já se encontre no meio de um incêndio doméstico, o melhor a se fazer no primeiro momento é desligar a fonte primária das chamas, mas sem tirar a panela do lugar. Esse pode até ser seu primeiro instinto, porém isso pode fazer com que o fogo se espalhe pelo local.

Uma medida inteligente seria tampar a panela ou também fechar a porta do micro-ondas caso exista um fogo lá dentro. Dessa forma você estará impedindo as chamas de roubar mais oxigênio e aumentar de tamanho. Não remova a tampa até que a panela esteja completamente fria — se não, é possível que o fogo volte a crescer rapidamente.

Para incêndios menores, você também pode tentar apagar o fogo usando um extintor classe B ou substâncias como bicarbonato de sódio e sal. Caso nenhuma dessas dicas seja eficiente, tire todo mundo de casa imediatamente e ligue para os bombeiros no número 193. 

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.