Por que a família real sempre viaja com roupa preta?

10/02/2022 às 11:002 min de leitura

O guarda-roupa da família real britânica costuma chamar bastante atenção. Todo mundo já está familiar com os chapéus estilosos, tiaras cheias de diamantes, combinações coloridas para as mulheres e ternos sofisticados para homens. 

Contudo, o que muita gente não sabe é que todos os membros da família real são obrigados a carregar uma roupa preta em sua mala em todas as suas viagens. Mas por que essa regra foi criada? Vamos descobrir!

Por que a peça de roupa preta virou obrigatória?

(Fonte: Keystone/Hulton Archive/Getty Images)(Fonte: Keystone/Hulton Archive/Getty Images)

Tudo começou em fevereiro de 1952, quando Elizabeth II estava em uma viagem oficial ao Quênia com o seu marido, Príncipe Phillip. Enquanto estava fora, a então princesa recebeu a notificação de que seu pai, o Rei George VI, havia falecido. Devastada pela morte do pai, ela voltou imediatamente para Inglaterra, mas sem nenhuma roupa preta para demonstrar o luto.

Aparecer no velório com as roupas cotidianas que havia levado para viagem estava fora de cogitação, então os funcionários do palácio real precisaram providenciar um vestido preto de última hora. A futura rainha precisou trocar de roupas ainda no avião antes de ir até o velório. Quem assistiu à série The Crown, da Netflix, viu a representação desse momento.

Desde aquele dia, sempre que um membro da família real britânica precisa deixar o país, ele precisa levar uma roupa preta de luto na mala para evitar outras situações desconfortáveis.

Leia também: O que acontece quando a rainha Elizabeth II morrer?

Mais regras relacionadas à moda

(Fonte: Max Mumby/Indigo/Getty Images)(Fonte: Max Mumby/Indigo/Getty Images)

A regra da roupa preta é apenas uma das várias que a família real britânica precisa seguir. Por exemplo, as mulheres não podem usar chapéu depois das 18h. Essa é uma norma mantida há séculos, embora não tenha nenhuma explicação pública do motivo.

Já as crianças não podem usar calças até os 8 anos. Essa é uma tradição britânica aristocrática que demarca sua posição social. Para finalizar, uma outra regra fashion, dessa vez em relação ao esmalte usado pelas mulheres da família: as unhas precisam sempre estar com um tom claro. A Rainha Elizabeth, por exemplo, usa o mesmo rosa claro nas unhas desde 1989. 

Além disso, a maquiagem deve ser sempre leve e com aparência natural, assim como o penteado e corte de cabelo.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: