Afinal, do que são feitos os marshmallows?

02/03/2022 às 02:002 min de leitura

Você já deve ter visto o seu personagem predileto comendo alguns marshmallows, não é mesmo? Seja naquela clássica cena em que os personagens estão ao redor de uma fogueira na floresta ou acompanhado de um chocolate quente nas comédias de Natal.

Contudo, o que muita gente não entende é como esse doce é feito — e principalmente do que ele é feito — tendo em vista sua textura gelatinosa e macia ao mesmo tempo. Como o marshmallow não é tão popular em nosso país, há quem pense que ele é algo extremamente industrializado, impossível de ser feito em casa. Será mesmo?

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Marshmallows: do Egito Antigo à indústria americana

Quem diria que um doce tão associado ao inverno teria surgido em um lugar tão quente quanto o Egito. Há cerca de 2 mil anos a.C., os egípcios desenvolveram a primeira receita de marshmallow que se tem registro, usando mel como base. Para aromatizar os quitutes, eles também recorriam ao uso de uma planta chamada malva — em inglês, “marshmallow”, daí o nome do doce.

Em 1800, os franceses resgataram a receita e a incluíram no seu vasto catálogo de guloseimas, usando gelatina no lugar da seiva da malva. Contudo, quando os marshmallows chegaram aos Estados Unidos, um empresário decidiu industrializar a produção, fazendo que o processo químico  da extrusão fosse incorporado à receita.

Esse processo consiste na exposição do alimento à elevada temperatura e alta pressão por um curto período. Essa técnica é usada com uma infinidade de alimentos processados, como nos salgadinhos e na carne de soja (PVT). No caso dos marshmallows, a massa é cozida a 115° C e depois recebe injeções de ar para ficar fofinha.

Quais são os  ingredientes do marshmallow moderno?

Atualmente, os marshmallows têm quatro ingredientes indispensáveis para a receita: xarope de milho, gelatina, açúcar e ar. No entanto, o doce que conhecemos depende muito do processo industrial, que garante à massa a elasticidade e a fofura que conquistaram o mundo. Além disso, seria muito difícil atender à demanda mundial de marshmallows usando um processo artesanal, só nos Estados Unidos são consumidos 90 milhões de quilos por ano, por exemplo.

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Por isso a dificuldade de fazer marshmallows em casa. Ainda que você encontre algumas receitas, elas nunca serão idênticas aos doces comprados no supermercado, pois você não terá como repetir o processo de extrusão na sua cozinha.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: