Água-viva e outros 6 animais que queimam humanos

04/04/2022 às 04:242 min de leitura

Ser atacado por uma água-viva quando se está dentro do mar não é exatamente uma experiência que as pessoas esperam ter durante a vida. Entretanto, os oceanos estão repletos de vidas marinhas prontas para se defender caso se sintam ameaçadas e com potencial de queimar a sua pele em um simples toque.

Por esse motivo, é preciso estar atento por onde você está nadando e os potenciais perigos que você estará enfrentando. Veja só essa lista com 6 animais que vivem no oceano que são capazes de provocar queimaduras e outros ferimentos sérios em humanos!

1. Arraia

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Quem vê de longe pode achar que as arraias são criaturas delicadas e graciosas. Entretanto, esses animais possuem espinhos venenosos em suas caudas que provocam um estrago e tanto. Se você pisar acidentalmente em uma arraia, ela pode responder enfiando a cauda em sua perna ou pé. 

Nesses casos, fragmentos de veneno e espinhos farão a ferida infeccionar, provocando sintomas como dor intensa, náusea, fraqueza e desmaios. Em casos mais raros, a pessoa pode apresentar dificuldade para respirar ou até mesmo morrer.

2. Caramujos cônicos

(Fonte: Internet/Reprodução)(Fonte: Internet/Reprodução)

Os caramujos cônicos são caracóis com uma espécie de "dente" que injeta veneno nas nossas peles. Ao tentar segurar um desses animais com as mãos, o mergulhador sofrerá com a resposta da pequena criatura, que estará pronta para se defender.

Os principais sintomas de uma picada de um caramujo cônico são inchaço, dormência, visão turva e insuficiência respiratória. Na pior das hipóteses, o indivíduo pode sofrer uma parada cardíaca.

3. Polvo-de-anéis-azuis

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Encontrado principalmente na costa da Austrália, o polvo-de-anéis-azuis é um dos animais mais perigosos do mundo todo. O motivo desse perigo todo é porque sua saliva é extremamente venenosa e contém uma neurotoxina que leva à insuficiência respiratória e paralisia. 

Quando essa criatura fica agitada, seus anéis pulsam e sinalizam um eventual ataque. De acordo com a Universidade de Sydney, um polvo desses tem veneno suficiente para paralisar 10 humanos adultos. 

4. Enguia elétrica

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Enguias elétricas são um verdadeiro pesadelo para qualquer pessoa que vai entrar na água. Desde as nossas infâncias, aprendemos que esses são animais que devemos temer. De acordo com especialistas, tomar uma picada de uma enguia pode ser equivalente ou até mesmo pior do que ser eletrocutado com um taser.

Porém, você só encontrará uma enguia elétrica se decidir se aventurar pelas águas lamacentas dos riachos e lagoas das bacias do Amazonas e do Orinoco, na América do Sul.

5. Medusa

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

As medusas são os tipos de água-viva mais perigosos de todos. Elas podem ser localizadas em todas as partes do mundo e usam principalmente seus tentáculos para atingir suas vítimas. Uma pessoa que acabar picada sentirá formigamento, faixas vermelhas na pele, coceira e inchaço localizado. 

Vale ressaltar que fazer xixi em cima da ferida não ajudará em nada com a sua dor. Porém, aconselha-se que a pessoa use água salgada para lavar qualquer fragmento que ainda estiver conectado à pele. 

6. Ouriço-do-mar

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Os ouriços-do-mar são cobertos de espinhos afiados revestidos de veneno. Se você pisar em um ouriço, os espinhos provavelmente quebrarão e se alojarão em seu pé, produzindo uma ferida dolorosa. Se os espinhos não forem removidos completamente, a ferida pode ficar inflamada, levando a uma erupção cutânea junto com dores musculares e articulares.

Caso você seja atingido por um ouriço-do-mar, o recomendável é usar uma pinça esterilizada para remover quaisquer espinhos visíveis na ferida. Se os espinhos tiverem penetrado muito fundo na pele, o ideal é que a pessoa busque urgentemente a ajuda de um médico.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: