6 diferenças entre o Thor da Marvel e o da mitologia nórdica

18/05/2022 às 02:003 min de leitura

Thor é um dos principais personagens do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU), o braço da sétima arte que transpõe os quadrinhos da empresa para a telona. Mas o herói retratado por Chris Hemsworth é muito diferente de sua origem, encontrada na mitologia nórdica.

Criado por Stan Lee e Jack Kirby na década de 1960, ele ganhou uma livre interpretação da dupla para manter as bases do seu enorme poder. Porém, foi adequado às necessidades da Marvel — e, por que não, aos "padrões" norte-americanos. Para te ajudar a identificar algumas dessas diferenças, montamos esse artigo com 6 delas. Confira.

1. Esqueça os cabelos loiros: Thor era ruivo (e barbudo)

(Fonte: Marvel)(Fonte: Marvel)

Quem assiste o ator Chris Hemsworth interpretando o personagem icônico da Marvel, inspirado no mitológico ser nórdico, pode imaginar que ali está uma representação fidedigna. Porém, é importante o leitor saber que o Thor da mitologia possui características bem diferentes do ator e dos quadrinhos.

Ao contrário da imagem que se tornou conhecida dos fãs, ele teria os cabelos ruivos, além de uma longa barba. Esses detalhes são bem diferentes dos fios loiros e da barba curta escolhidos pela dupla Stan Lee e Jack Kirby, que até cogitaram seguir a mitologia, mas, ao fim, seguiram um "design" próprio.

2. Thor e Loki não são irmãos adotivos

(Fonte: Marvel)(Fonte: Marvel)

Meio-irmãos, às vezes rivais, às vezes aliados, símbolos do boom do Universo Cinematográfico Marvel (MCU). Quer dizer, nessa sentença há uma meia-verdade: Loki e Thor só são meio-irmãos nos quadrinhos e no cinema, já que na mitologia eles são tio e sobrinho.

Pois é, Loki é meio-irmão de Odin, mas Stan Lee e Jack Kirby acharam melhor que a relação conturbada fosse com Thor, que assumiu o posto no lugar de seu pai. Lee e Kirby parece que andaram vendo muita novela mexicana. Haja melodrama.

3. Thor não pega seu martelo tão fácil assim

(Fonte: Marvel)(Fonte: Marvel)

Cena recorrente nos quadrinhos e nos filmes da Marvel, Thor com seu martelo, o Mjölnir, em mãos é só coisa da ficção mesmo. Ao contrário do que ficou famoso, para empunhar sua arma, o filho de Odin precisa de um conjunto de luvas chamado Járngreipr.

Essas luvas são preponderantes para que ele se proteja dos efeitos de seu incrível martelo. Por sinal, além das luvas e do Mjölnir, há o cinto místico, o Megingjörð, para compor a tríade de posses mais importantes do lendário ser mitológico.

4. Esqueça Jane Foster, a deusa Sif é o amor de nosso herói mitológico

(Fonte: Marvel)(Fonte: Marvel)

Ah, o amor. O romance entre Thor e a astrofísica e astrônoma Jane Foster é realmente belo... e, obviamente, impreciso. Além dela não existir na mitologia nórdica tradicional, o filho de Odin é apaixonado e casado com Sif, a deusa da colheita.

Na versão do cinema e dos quadrinhos, Thor acaba se apaixonando pela Dra. Foster em uma de suas vindas para o planeta Terra, e ela passa a fazer parte de sua vida dali em diante. Não deixem a deusa mitológica ficar sabendo desse caso extraconjugal.

5. Muito mais que o "Deus do Trovão"

(Fonte: Marvel)(Fonte: Marvel)

A alcunha mais utilizada para se referir a Thor é "Deus do Trovão". Contudo, ele possui uma lista extensa de "apelidos". Duvida? Saca só: Príncipe de Asgard, Odinson, Donny, O Semi-Deus, Anjo Pirata, Deus dos Martelos, Nascido de Odin, O Poderoso, Bjórn, Hlórriði, Harðhugaðr...

A lista é grande, mesmo que alguns deles sejam apenas mudanças simples de uma alcunha para outra. Esse detalhe não torna menos significativo o fato dele ser identificado de diferentes maneiras. Resta a curiosidade de saber como lhe chamariam seus desafetos.

6. Ele não voa

(Fonte: Marvel)(Fonte: Marvel)

Não queria ser portador de más notícias aos fãs do dono do martelo, mas o único Thor que "voa" é o da Marvel. Sendo justo, o que ele faz nos quadrinhos e nos filmes não é necessariamente voar, mas utilizar os poderes do Mjölnir para ganhar impulso e se deslocar no ar.

Na mitologia nórdica, entretanto, o filho de Odin necessita de sua carruagem puxada por cabras para ser capaz de realizar deslocamentos de maneira rápida. É, amigos, tal qual um Papai Noel mitológico, Thor passeia pelo reino usando um par de cabras, que inclusive possuem nomes: Tanngrisnir e Tanngnjóstr.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: