Seja o primeiro a compartilhar

Qual é a origem da palavra 'obrigado'?

Em nosso idioma há diversas palavras que nos acostumamos a usar sem de fato ter muita ideia de sua origem ou quando passaram a ter o significado que conhecemos. E, entre estas, temos o famoso "obrigado".

O termo se tornou comum em nosso vocabulário como a principal forma de agradecimento, mas o fato é que nem sempre as coisas funcionaram dessa forma — na verdade, o "obrigado" que conhecemos é até recente.

O O "obrigado" como forma de agradecimento começou a se popularizar no século XIX. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Afinal, por que "obrigado"?

Por muito tempo as pessoas imaginaram que a palavra "obrigado", na verdade, se tornou uma forma diminuta de um termo maior. Muitos imaginavam que antigamente era comum as pessoas dizerem "sinto-me obrigado a devolver-lhe o favor", mas o fato é que a palavra "obrigado", na verdade, pode ser quebrada em dois vocábulos diferentes.

Além do particípio passado do verbo obrigar (tal como "fui obrigado a abrir a porta"), era muito comum encontrar em cartas antigamente a expressão "muito venerador e obrigado a vossa mercê" como uma forma de encerramento. Acontece que, com o passar do tempo, o "obrigado" foi perdendo o sentido real de obrigação e passando a denotar um agradecimento na língua portuguesa, o que se popularizou bastante no século XIX, quando ele começou a ser encontrado da forma que conhecemos.

Vale mencionar que em tempos mais antigos, os portugueses tinham outras formas de demonstrar gratidão por algo de maneira falada, utilizando palavras como "agradecido" e "grato", apenas para citar alguns exemplos.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.