Oregon Vortex: o local 'sem gravidade' que desafia as leis da física

14/08/2022 às 11:002 min de leitura

Existem muitos lugares misteriosos ao redor do mundo. De monumentos místicos a estranhas crateras, podemos encontrar todo tipo de esquisitice interessante pelo planeta, como o caso do fascinante Vórtice de Oregon, um local que parece desrespeitar as leis da física.

Em 1904, um escritório de análise de ouro foi construído ao sul da cidade de Gold Hill, no Oregon, Estados Unidos, em uma região conhecida por desafiar a lógica. Anos depois, o local foi abandonado e a construção afundou parcialmente, vindo então a se tornar o que seria conhecido como Casa do Mistério.

Exterior da Casa do Mistério. (Fonte: Michael Hanscom/Reprodução)Exterior da Casa do Mistério. (Fonte: Michael Hanscom/Reprodução)

O que é o Vórtice de Oregon?

Na década de 1930, o engenheiro e geólogo escocês John Litster foi aos EUA a convite de um amigo para investigar uma fascinante área onde coisas estranhas pareciam acontecer. Relatos de pessoas que mudavam de altura, vassouras que ficavam perfeitamente de pé e bolas que, contrariando as leis da física, pareciam subir rampas em vez de descer, começaram a circular. Tudo isso chamou a atenção do homem, que deixou sua cidade natal em direção aos Estados Unidos.

Após examinar e estudar os estranhos fenômenos, Litster batizou o local como Vórtice de Oregon por acreditar que a região era rodeada por um vórtice de energia invisível. Com o passar dos anos, a região foi se tornando mais e mais visitada, tornando-se um ponto turístico que até hoje atrai curiosos de plantão, ansiosos para ver em primeira mão todas as estranhezas que tornaram o Vórtice e a Casa do Mistério tão famosos.

Rapaz demonstra fenômeno da vassoura que fica perfeitamente de pé na Casa do Mistério no Vórtice de Oregon. (Fonte: Michael Hanscom/Reprodução)Rapaz demonstra fenômeno da vassoura que fica perfeitamente de pé na Casa do Mistério no Vórtice de Oregon. (Fonte: Michael Hanscom/Reprodução)

Vórtice de Oregon: real ou fake?

Embora muita gente atribua as esquisitices vistas no Vórtice de Oregon a fenômenos paranormais, incluindo a possibilidade de que a área sofra influência alienígena ou de civilizações mais avançadas, os cientistas têm outra opinião. Alguns acreditam se tratar de pura ilusão de ótica, enquanto outros atribuem o fenômeno à própria gravidade, que seria um pouco maior no lugar graças às reservas minerais no subsolo.

Indígenas, porém, creem que o local seja amaldiçoado e o chamam de "Terreno Proibido". Algumas tribos relatam, por exemplo, que seus cavalos se recusam a entrar no território, atribuindo à ocorrência um tom paranormal.

Sobrenatural ou não, o Vórtice de Oregon continua sendo um mistério para a ciência e um destino bastante interessante para viajantes e turistas, que se divertem com as teorias e bizarrices do estranho lugar.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: