Ciência
24/09/2022 às 05:00•3 min de leitura
Quando ficamos sabendo de algo sobre “carnes que não são carnes”, normalmente pensamos em produtos voltados para os consumidores veganos. Mas, será que existem veganos canibais entre nós?
A pergunta é estranha, mas mais estranho ainda é o que a originou: uma marca de carnes à base de vegetais sueca decidiu inovar – por um caminho, no mínimo, bizarro –, ao apresentar um hambúrguer com sabor de carne humana aos seus consumidores!
(Fonte: Cecilia C/Pexels)
A Oumph! é a empresa europeia por trás do Human Meat Plant-Based Burguer, isto é, um hambúrguer que seus criadores afirmam ter gosto de carne de humana. O produto foi apresentado como uma ideia bizarra e única para as comemorações do Halloween de 2021.
No entanto, acabou voltando à mídia recentemente pela empresa tornar a tal carne humana falsa em algo mais comercial para aqueles que têm coragem e disposição para comer.
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Garanto que essa deve ter sido uma de suas primeiras indagações ao começar a ler este artigo. Na época do lançamento do hambúrguer com sabor de carne humana, o Instagram da Oumph! foi tomado por pessoas com esse mesmo questionamento.
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A empresa se limitou, basicamente, a dizer que chegou ao sabor final após passar inúmeras horas pesquisando.
Anders Linden, o chef que participou do processo de desenvolvimento da novidade inusitada, disse à época que não era preciso ninguém se preocupar. “No fim do dia, ninguém vai morrer. Ninguém vai para a cadeia”, afirmou.
Sobre o processo de desenvolvimento do hambúrguer, Linden não revelou nenhum detalhe. Até hoje, o que se sabe é que ele usou diversos temperos secretos em sua receita. Contudo, ele sempre fez questão de deixar claro que nunca experimentou um bife de carne humana de verdade.
Em um vídeo divulgado no YouTube, Linders disse que, embora elaborar esse novo sabor de carne de hambúrguer fosse emocionante, também era um tanto assustador.
O anúncio feito pela empresa sobre o hambúrguer era uma excelente e sinistra peça de marketing, mostrando cenas de uma cozinha de filme de terror enquanto o chef trabalhava na sua criação. E, claro, o comercial desafiava as pessoas a experimentar a novidade.
(Fonte: Horizon Content/Pexels)
Por trás da campanha de marketing estava a agência LOLA MullenLowe. Segundo a empresa de publicidade, embora estranho, o hambúrguer com gosto de carne humana tinha uma função bastante clara e específica: mostrar e “convencer” as pessoas, adeptas ou não do veganismo, que é possível recriar carnes de qualquer sabor à base de plantas.
Aliás, a campanha até ganhou um prêmio internacional voltado para a comunidade de marketing criativo. Contudo, o executivo líder mundial da marca chegou a admitir que a aposta de transformar um negócio com uma fama relativamente pequena em algo com um buzz vegano que atingiu milhões de pessoas rapidamente foi uma aposta ousada, especialmente pela estranheza da campanha, que poderia causar o efeito oposto.