Veja os comerciais bizarros do tabuleiro Ouija nos anos 1990

07/10/2022 às 11:002 min de leitura

O tabuleiro Ouija é um método de necromancia que supostamente estabeleceria um canal de comunicação direto com os mortos. Ele funciona a partir do uso de uma superfície plana, na qual se escreve números, letras e outros símbolos. Sobre ela, coloca-se um objeto móvel que serve como uma espécie de seta.

Para usá-la, as pessoas em torno deste tabuleiro sentam em círculo e colocam seus dedos indicadores sobre esta seta móvel. Em seguida, fazem perguntas para os espíritos, que respondem a partir de movimentos. Este método ficou conhecido no Brasil por outros nomes, como "jogo do copo", cuja lógica é bem semelhante — mas ao invés de peça móvel, posiciona-se um copo vazio com a boca para baixo.

Por mais que a tábua Ouija pareça ser uma espécie de "telefone" bem macabro, saiba que sua origem é bem mais "terrena" do que se pode imaginar — e está ligada com as crianças.

As origens do jogo do tabuleiro Ouija

(Fonte: Baltimore Magazine(Fonte: Baltimore Magazine

A primeira menção a um método semelhante ao da tábua Ouija é registrada na China, perto do ano 1100 d.C. O nome da técnica era Fuji, e ela era uma prática da Escola Quanzhen, que era um ramo do estudo do taoísmo na China continental. Ainda que a tábua tenha sido proibida pela Dinastia Qing, métodos de comunicação com os espíritos semelhantes a esta foram vistos em países como Índia, Grécia e no Império Romano.

Bem mais tarde, no fim do século XIX, dois sujeitos (um comerciante e um agente funerário) registraram nos Estados Unidos esta tábua como um jogo. A Kennard Novelty Company começou então a produzir estes tabuleiros, e criaram um nome que funcionava bem como marketing. Os fabricantes disseram que a estranha palavra Ouija significava “boa sorte” em um dialeto do Egito antigo (na verdade, era apenas o termo que estava gravado em um pingente da cunhada de um dos donos).

O jogo vendeu muito, e em 1966 outra empresa, chamada Parker Brothers, comprou os direitos da marca. Mais tarde, em 1991, esta empresa foi vendida para a gigante dos brinquedos Hasbro. O mais curioso é que a ideia da Hasbro foi comercializar o tabuleiro da mesma forma que fazia com jogos juvenis famosos, como Banco Imobiliário e Detetive.

Então, nos anos 1990, este bizarro jogo de tabuleiro foi lançado no mercado em uma versão para crianças. Neste comercial sinistro de 1991, fica claro que os pequenos curiosos eram estimulados a perguntar para os espíritos coisas como "meus pais vão me deixar ir naquele show?" ou "um dia vou ficar alto o suficiente para fazer uma enterrada no basquete?". E o slogan claramente remete à reputação mística do brinquedo: "É só um brinquedo... ou não?"

Após a década de 1990, estes comerciais de brinquedos simplesmente desapareceram, e eles parecem ter se reaproximado de uma nova onda de medo quanto ao sobrenatural. Mas, antes disso, teve até o lançamento de uma versão do tabuleiro Ouija que brilhava no escuro! Certamente, uma companhia bem apavorante para aquelas festas do pijama.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: