
Estilo de vida
05/11/2019 às 08:00•2 min de leitura
Monopoly é um popular jogo de tabuleiro com a proposta de expansão e aquisição de propriedades, onde o jogador que as adquire passa a ter o direito de cobrar aluguel de quem tiver a infelicidade de cair na casa correspondente. Conhecido também por Banco Imobiliário aqui no Brasil, muitos conhecem suas regras, mas poucos sabem que, na verdade, sua origem foi totalmente distorcida e o jogo, atualmente, é bastante diferente do que propunha inicialmente e iria incomodar bastante sua criadora, Elizabeth Magie, por ser exatamente oposto do que ela defendia.
Feminista e um grande símbolo da luta pelas questões de gênero, Elizabeth decidiu confrontar o sistema capitalista de posse de propriedades privadas motivada pelas teorias de Henry George, autor do livro Progress and Poverty (Progresso e Pobreza, em português), acreditando que a riqueza crescente das elites seria consequencia da imensa desigualdade causada pela má distribuição de terras. Assim, o autor passou a questionar a taxação de impostos pelas terras, sugerindo que isso deveria servir para o bem estar de todos, não apenas para retornar aos proprietários como capital.
E foi para provar a teoria de George que Elizabeth criou seu próprio jogo de tabuleiro, batizado de The Landlord's Game (O Jogo do Dono da Terra, em tradução livre) e patenteado em 1903. A proposta do jogo era demonstrar os efeitos avassaladores do monopólio de terras e seu consequente uso dos impostos. Apresentado em forma de pista, várias edificações eram postas à venda, funcionando através de duas regras principais:
A ideia para a criação de ambas as regras era mostrar, em diferentes perspectivas, os resultados que se pode obter com a "demonstração prática do sistema atual de tomada de terras com todos os seus resultados e consequências". "Pode muito bem ser chamado 'O Jogo da Vida'", afirmou Elizabeth, "já que tem todos os elementos de sucesso e fracasso do mundo real e o objeto é o mesmo que a raça humana em geral parece ter: a acumulação de riqueza".
Com a popularização que o jogo de Elizabeth ganhou, diversos grupos passaram a assediá-la, alterando algumas de suas regras e permitindo a criação de cópias, como foi o caso de Charles Darrow, que vendeu o jogo à Parker Brothers como se fosse seu. Após a descoberta da verdadeira criadora do jogo, a empresa decidiu comprar a patente e relançou o game sob a alcunha de Monopoly, onde o vencedor seria quem triunfasse sobre todos.
A descoberta de duas carruagens aumenta a compreensão da tecnologia militar empregada pelo exército do imperador Qin Shi Huang.
Perder o passaporte durante uma viagem internacional é um problema terrível.
Item obrigatório nas casas dos brasileiros, o pão existe há pelo menos 10 mil anos.
Descubra histórias e segredos dos astecas, uma das civilizações mais intrigantes da história.
Entre confusões de números, táticas excêntricas e erros bizarros, o Dia D tem histórias que parecem até ficção.
Tenha a melhor experiência com os vinhos escolhendo a taça certa para cada um.
Um teorema de 1913 propõe que algo sempre pode acontecer caso haja tempo suficiente para isso.
Na Bíblia, várias vezes lemos sobre "Jesus de Nazaré" ou "Jesus, o Nazareno˜.
A Guerra da Coreia é marcada por mistérios, como a ausência de declarações oficiais, espionagem inesperada e até avistamentos de OVNIs, gerando mais perguntas do que respostas.