Forest Lawn Memorial-Park: a 'Disney' dos cemitérios

07/10/2022 às 12:002 min de leitura

Localizado no sul da Califórnia, o Forest Lawn Memorial-Parks & Mortuaries é um grupo norte-americano que opera uma rede composta por seis cemitérios e quatro necrotérios em diversas cidades e distritos do estado.

Entretanto, mais do que um local para o descanso eterno dos restos mortais de pessoas que partiram, seus cemitérios são verdadeiros complexos luxuosos que lembram até mesmo parques de diversão. Estima-se que mais de 350 mil pessoas estejam enterradas nos mais de 120 hectares da unidade de Glendale, a principal do grupo.

Forest Lawn: contra a chatice dos cemitérios

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

O Forest Lawn Memorial-Park foi fundado no ano de 1906 por um grupo de empresários de San Francisco, na Califórnia. Em 1912, o empresário Hubert Eaton firmou um contrato para aquisição do espaço, o que viria a se concretizar apenas em 1917. Não é incomum encontrar seu nome creditado como fundador da rede, já que foram suas ideias que deram a identidade que os cemitérios possuem.

Ao longo da primeira metade do século XX, sua gestão transformou a propriedade em muito mais do que um cemitério, mas um local destinado à arte, ao cristianismo, uma celebração da arquitetura moderna e até do patriotismo norte-americano. Essas características tornaram o Forest Lawn Memorial-Park um ponto turístico.

Hubert Eaton considerava que os cemitérios eram espaços deprimentes, sem graça. Para combater essa mesmice, sugeriu à sua equipe que esculturas fossem inseridas nos corredores entre as sepulturas. A ele é creditada a criação de eufemismos utilizados para se referir à morte, como "partida" e "ente querido". Uma reportagem de 1959 da revista Time se referiu ao cemitério de Glendale como a "Disney da morte".

O que é possível ver no Forest Lawn Memorial-Park

(Fonte: Forest Lawn/Reprodução)(Fonte: Forest Lawn/Reprodução)

Familiares, visitantes e turistas que visitam a unidade do Forest Lawn Memorial-Park de Glendale tem a possibilidade de visitar o Forest Lawn Museum. Inaugurado em 1952, ele recebe exposições itinerantes de diferentes tipos de arte, inclusive arte contemporânea.

Ao lado do museu fica o Salão da Crucificação-Resurreição, espaço que conta com a pintura The Crucifixion, pintada pelo artista polonês Jan Styka, em 1904. A ideia do artista era exibi-la em uma mostra, mas devido ao seu gigantismo (60 metros de comprimento por 14 de altura) ele não conseguiu expô-la, tampouco levá-la consigo para a Polônia. Foi adquirida pelo cemitério após a Segunda Guerra Mundial.

Já a pintura The Resurrection foi feita pelo artista norte-americano Robert Clarck, em 1965, e apresenta Cristo fora de seu túmulo, olhando para o céu. Juntamente com os vitrais The Last Supper e The Poet’s Windows, compõem as artes de exibição permanente. Ao longo do cemitério, estátuas, a maioria réplica, além de murais, ficam à disposição do público.

Quais celebridades estão enterradas em Forest Lawn

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Em cada uma das unidades do Forest Lawn Memorial-Park, é possível encontrar diferentes celebridades. Em Glendale, a primeira unidade do grupo, estão artistas renomados da história norte-americana, como o cantor e pianista de jazz Nat King Cole, o empresário Walt Disney e a atriz Carrie Fisher.

Quem também está sepultado no terreno de Glendale é o astro da música e rei do pop, Michael Jackson. Seus restos mortais estão no túmulo no Terraço Sagrado do Grande Mausoléu, espaço inspirado no cemitério Camposanto Monumentale, localizado em Pisa, na Itália.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: