Choquequirao: a cidade 'irmã' de Machu Picchu

03/11/2022 às 11:002 min de leitura

Choquequirao, no Peru, é um dos locais relacionados à civilização inca que abriga uma vasta porção de obras que atenderam a diferentes finalidades, se constituindo como um sítio arqueológico repleto de estruturas feitas em pedra. Seu nome significa "berço de ouro" em quíchua, a língua indígena local.

Apesar de não receber tantos visitantes quanto Machu Picchu, é uma região que conta não apenas com uma paisagem única, mas que oferece um vislumbre de como a civilização inca erguia estruturas e vivia no passado. Especialistas acreditam que os incas tenham construído o lugar entre os séculos XV e XVI.

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Mas além da presença de moradias erguidas com dois andares, o sistema de agricultura é uma das construções que impressiona por sua complexidade, com aquedutos que levavam a água para maiores distâncias. Chamar o local de cidade arqueológica não é um exagero, portanto, e um olhar mais detalhado mostra isso.

Situado a 3085 metros de altitude, Choquequirao é um assentamento que abriga 13 zonas organizadas para atender a diferentes finalidades, como áreas residenciais, com a presença de praças, oficinas, e armazéns, que são os maiores edifícios. As ruínas também abrigam áreas destinadas à realização de rituais, que serviam para o culto a diversos elementos, como a terra, a água e a outras divindades.

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Os espaços que eram reservados para os sacrifícios podem não ser tão grandes como em Machu Picchu, no entanto, o complexo na totalidade apresenta uma maior extensão. Não se sabe ao certo se eles teriam sido construídos para servir de oferta ao Deus do Sol e essa hipótese coexiste ao lado de vários outros mitos e suposições que dizem respeito da construção do Choquequeirao, conferindo um ar ainda mais intrigante ao local.

Enquanto alguns de seus edifícios foram erguidos com quartzito, as paredes são compostas de pedra bruta. Há uma escadaria que fica completamente iluminada pelo sol no verão, sobretudo no período do solstício, sendo um destaque para os turistas. As famosas lhamas, vistas nas plataformas, também são um dos seus principais atrativos. 

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Hoje, a geografia mostra o quanto o Choquequeirao foi coberto pela selva e, além disso, estima-se que apenas 30% de toda a área tenha sido revelada, o que significa que as colinas ainda escondem muita coisa. 

O acesso ao local, por sua vez, pode não parecer tão simples num primeiro momento, visto que exige uma caminhada com duração estimada de pelo menos dois dias e a estadia para os visitantes não oferece muito conforto. 

Mas para atender aos turistas, acampamentos podem ser encontrados a cerca de três horas de distância. Além disso, há em andamento a construção de um periférico que facilitará o acesso ao sítio arqueológico, o que pode contribuir com a chegada de mais turistas futuramente.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: