O 'violento' batismo da Igreja Ortodoxa

08/11/2022 às 13:002 min de leitura

Um vídeo mostrando o que parece ser uma autoridade da igreja ortodoxa batizando um bebê de forma bastante intensa – para não dizer violenta – captura a atenção dos internautas de tempos em tempos. Essa cerimônia de imersão de crianças, embora bastante diferente do que é praticado por muitas denominações no Brasil, não é tão incomum.

Biblicamente falando, como defendem muitas igrejas, o batismo correto é feito por imersão e não por infusão ou aspersão. Contudo, a prática demonstrada no vídeo abaixo certamente choca quem assiste exatamente por conta da violência que parece ser empregada nessa cerimônia.

Igreja ortodoxa se defende

O vídeo foi publicado em 2018 e uma matéria do jornal britânico The Sun tenta explicar um pouco a situação. A cerimônia foi aparentemente realizada em uma igreja Grega Ortodoxa na cidade de Agia Napa, no Chipre. O bispo mergulha a criança três vezes de forma rápida e a entrega novamente para seus pais, que agem de maneira surpreendentemente normal.

Contradizendo o relatado, a Igreja Grega Ortodoxa se pronunciou por meio do site Greek City Times dizendo que a cerimônia não foi realizada em um de seus templos e o bispo não pertence à denominação.

“A Arquidiocese Grega da Austrália ressalta que essa definitivamente não é uma prática da Igreja Ortodoxa Grega. O ‘padre’ em questão não é um grego ortodoxo, nem é bispo da Igreja Ortodoxa Grega, conforme alegado no vídeo e em diversas publicações da internet”.

O pronunciamento ainda afirma que “tais práticas não são toleradas na Igreja Ortodoxa Grega; elas não são apenas inadequadas, mas também são fisicamente abusivas. Embora a prática da igreja primitiva pelo batismo por imersão total seja realizada até hoje na Igreja Ortodoxa Grega, isso é comumente feito com a criança sentada na pia batismal e sendo derramado água suavemente sobre sua cabeça da mesma maneira que ela poderia ter sido banhada por seus pais”.

Outros batismos chocam internautas

Apesar de surpreendente, batismos como esse não são tão raros. Em 2017, na Catedral de Sameba, em Tiblissi, capital da Geórgia, centenas de cerimônias como essa foram realizadas pela igreja ortodoxa local. Porém, há uma boa explicação para que os batismos em massa estejam sendo realizados ali.

Elias II, Primaz da Igreja Ortodoxa Georgiana e um líder religioso muito popular no país, declarou em 2008 que toda terceira criança da família seria “apadrinhadas” por ele. Desde então, o país experimentou um boom nos índices de natalidade e cerimônias de batismo como a registrada no vídeo abaixo se tornaram comuns.

Registros apontam que, em um único dia, 620 crianças foram batizadas através desse método de imersão, que pode não ser tão “violento” quanto o visto no primeiro vídeo, mas certamente tem potencial para chocar quem assiste. Hoje, graças ao incentivo do líder religioso, ele já possui mais de 40 mil afilhados espalhados pela Geórgia.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: