Artes/cultura
17/11/2022 às 10:00•2 min de leitura
AVISO: Essas imagens podem ser perturbadores e têm chances de despertar gatilhos em pessoas mais sensíveis. Prossiga com cautela.
Em 9 de novembro de 1938, tropas nazistas começaram a correr pelas ruas da Áustria e da Alemanha para atacar empreendimentos, residências e indivíduos vinculados ao judaísmo. Essas horas de terror, posteriormente conhecidas como Noite dos Cristais, simbolizaram um momento marcante na vida das pessoas perseguidas, que tiveram sua liberdade violada, desrespeitada e violentada por uma onda de brutalidade em massa.
Ao todo, milhares de edifícios foram depredados. Residências foram saqueadas e tiveram livros removidos para serem queimados em piras gigantes. Sinagogas foram incendiadas enquanto pessoas prestavam suas orações. Estima-se que quase 100 judeus foram mortos durante os atos de violência, enquanto mais de 30 mil homens foram capturados e enviados para os infames campos de concentração.
Nas cidades alemãs de Nuremberg e Fürth, onde o caos aparentemente foi mais visível, cacos de vidro se espalharam por todas as ruas e becos, com picos de iluminação sendo observados à distância e fazendo referência a grandes fogueiras acesas. Agora, um trabalho conjunto do arquivo de fotos do Yad Vashem — centro de memória israelense que divulgou as imagens — traz um novo olhar sobre o evento e mostra, em detalhes próximos, alguns dos estragos irreparáveis ocasionados pelo ataque.
“Podemos ver, pela natureza de close-up extremo dessas fotos, que os fotógrafos foram parte integrante do evento retratado”, explicou Jonathan Matthews, chefe da seção de fotografia da instituição. “Tudo isso serve como mais uma prova de que isso foi ditado de cima e não foi um evento espontâneo de um público enfurecido, pois eles tentaram fazer esses pogroms [palavra russa para 'causar estragos, destruir violentamente'] aparecerem.”
Soldados nazistas confiscam livros (Fonte: Yad Vashem / Reprodução)
Soldado nazista é observado quebrando loja (Fonte: Yad Vashem / Reprodução)
Loja judia saqueada e destruída (Fonte: Yad Vashem / Reprodução)
Bancos tombados em uma sinagoga (Fonte: Yad Vashem / Reprodução)
Gasolina sendo despejada em sinagoga (Fonte: Yad Vashem / Reprodução)
Local sagrado em chamas (Fonte: Yad Vasham / Reprodução)
Nazistas ao lado de uma loja depredada (Fonte: Yad Vasham / Reprodução)
Nazistas destroem residência de judeus (Fonte: Yad Vasham / Reprodução)
Supostas vítimas de ataques nazistas (Fonte: Yad Vashem / Reprodução)
Matéria escrita em memória aos mortos e aos amigos e familiares que sofreram com as perdas do Holocausto Judeu.