Ciência
29/12/2022 às 08:00•2 min de leitura
Superstições, costumes e tradições fazem parte da noite em que celebramos o Ano Novo. Todas as culturas possuem as suas, umas mais exóticas do que as outras, mas a maioria delas compreensíveis contextualmente.
No entanto, alguns hábitos seguidos no último dia do ano causam estranheza. E foi pensando na peculiaridade desses atos que elaboramos esta lista com as superstições que fogem um pouco do que esperamos. Ficou curioso? Então, confira.
(Fonte: Unsplash)
Essa é uma tradição realmente estranha. De origem irlandesa, é realizada no último dia do ano. As pessoas preparam e assam pães. Quando prontos, eles são utilizados como martelos, sendo batidos contra portas e paredes pouco antes da meia-noite.
A intenção com isso é afastar maus espíritos que estejam à espreita. Acredita-se, também, que o ritual ajuda que a família não passe fome ao longo do próximo ano, evitando má sorte.
(Fonte: Unsplash)
Este também é um costume irlandês de Ano Novo. Na hora da ceia, a porta principal da casa fica destrancada e um prato é colocado na mesa de jantar.
A intenção é receber de volta os espíritos de entes queridos que tenham falecido nos últimos 12 meses. Quem vê de fora pode pensar que eles estão caçando fantasmas, mas é apenas uma maneira de rememorar pessoas queridas.
(Fonte: Unsplash)
Sujou de vinho um vestido ou camisa durante a comemoração de Ano Novo? Pois, segundo essa superstição do período, você deve manter a roupa suja até o dia 2 de janeiro. Segundo a lenda, se você lavar roupas no primeiro dia do ano, estará "lavando os mortos", e isso acarretaria em um membro de sua família sendo castigado e levado embora.
Há algumas variações desta superstição que ainda afirmam que lavar roupas no primeiro dia resulta em muito trabalho ruim ao longo do ano. Na prática, traria azar, fazendo com que você tenha muito trabalho doméstico.
(Fonte: Unsplash)
Eu torço para quem seguir essa tradição de Ano Novo não dê uma festa na noite anterior. A essência, ela diz que nada do que for consumido no dia 31 de dezembro ou no dia 1º de janeiro pode ser jogado fora. Isso envolve produtos acabados (como latas e garrafas) e sobras de comidas.
De origem britânica, essa superstição surgiu durante a Era Vitoriana, em que se afirmava que as consequências de se livrar de coisas próximas poderiam ser terríveis: você teria um ano de muito azar, além de perdas materiais.
(Fonte: Unsplash)
Nas Filipinas, as famílias possuem uma tradição nas noites que antecedem o Ano Novo. As portas e janelas das casas são abertas, enquanto os proprietários começam a fazer muito, mas muito barulho mesmo.
De acordo com a tradição filipina, quanto mais barulho você fizer, melhor, pois assim você afasta e espanta maus espíritos. É, ainda, considerada uma maneira de reenergizar a casa com auras positivas.
(Fonte: Wikimedia Commons)
No Equador, assim como em outros países da América do Sul, o Ano Novo é uma data de muita comemoração. Mas lá há uma tradição bastante peculiar em algumas cidades: a queima de marionetes.
Logo após a meia-noite, as pessoas saem às ruas com suas marionetes, conhecidas por lá como monigotes. Elas podem representar políticos, figuras da cultura pop ou qualquer outro ícone. Os homens se vestem todo de preto e, cada um carregando sua marionete, pedem dinheiro.
No fim, reúnem todos os marionetes e fazem uma enorme fogueira com eles. De acordo com a tradição, esse seria um ritual de purificação que remontaria ao surto de febre amarela ocorrido em 1895.