Artes/cultura
02/10/2022 às 13:00•2 min de leitura
A bisnaguinha é um dos formatos de apresentação do pão de leite, que é um tipo feito utilizando leite ao invés de água. Essa substituição faz dele mais macio e com miolo mais denso. Sua forma de mini pãozinho faz dela um alimento querido pelas crianças. No Brasil, a Panco e a Seven Boys ficaram famosas por suas bisnaguinhas.
O que pouca gente sabe é que a história das empresas é conectada, já que surgiram a partir da união (e desunião) de dois irmãos imigrantes japoneses. No ano de 1937, Jinko e Kiyotero Yonamine desembarcaram no porto de Santos. 15 anos depois, com a experiência do trabalho em uma fábrica de doces, mudaram para São Paulo e montaram a Seven Boys.
Leia também: 6 comidas que provavelmente você não faz ideia que nasceram no Brasil
(Fonte: Facebook/Reprodução)
A história do surgimento da Seven Boys está diretamente ligada à mudança de um dos irmãos para a capital paulista, em 1952. Quando Kiyotero se mudou para São Paulo, usou os talentos que havia adquirido nos anos trabalhando na indústria de pães e doces em Santos. Ele vendia os produtos que produzia no bairro em que morava, batendo de porta em porta.
Para impulsionar as vendas, sua esposa e seu irmão começaram a ajudar na produção e distribuição. Mas o nome da empresa só surgiu mesmo em 1954, inspirado no pico de estrangeirismos que passavam a dominar o vocabulário da época e pelo grupo Golden Boys, uma das bandas mais importantes da Jovem Guarda.
(Fonte: YouTube/Reprodução)
Foram mais de 30 anos dos irmãos construindo uma marca de sucesso. Poucas empresas do ramo alimentício elaboraram produtos como a Seven Boys conseguiu com a bisnaguinha. Desde o momento de sua fundação, ela foi o produto mais comercializado da empresa, a ponto de tornar a Seven Boys muito popular no segmento infantil.
Porém, algo ocorreu no paraíso das bisnaguinhas em 1985. Naquele ano, os irmãos romperam os mais de 30 anos de trabalhos em conjunto. Jinko assumiu a Seven Boys, enquanto Kiyotero partiu para uma nova empreitada, iniciando do zero, agora com o nome Panco. Em pouco tempo, ele tornou a nova marca uma gigante concorrente do próprio irmão.
Kiyotero, que havia começado a primeira empresa, estava ciente que as bisnaguinhas eram o carro-chefe das vendas. Como ele produziria alimentos semelhantes aos do irmão, fizeram um acordo de cavalheiros: as duas empresas podiam fabricar e vender, mas as regiões do país seriam divididas entre eles. A Panco ficou com o Sul e Sudeste. A Seven Boys com o restante.
(Fonte: Instagram/Reprodução)
Não se sabe se já havia uma briga entre os irmãos que tenha levado à separação, mas as bisnaguinhas foram a mosca na sopa dessa relação. Existem duas versões para o que veio a seguir. Uma delas afirma que a Seven Boys rompeu o acordo em 2002, pois a marca enfrentava dificuldades com escoar seu principal produto.
A segunda versão afirma que o acordo acabava naquele ano, não tendo nada sido rompido. O certo é que as famílias entraram em guerra, até que a Seven Boys acabou vendida para a Wickbold, em 2015.
A Panco segue na ativa e celebra 70 anos. Hoje a empresa é controlada pelo filho mais novo, Akiko Tinen, que assumiu após o falecimento de seu pai, em agosto de 2018, e de sua mãe, em agosto de 2022.