Mapa do tesouro nazista gera busca frenética por riquezas na Holanda

12/01/2023 às 12:002 min de leitura

Recentemente, os Arquivos Nacionais da Holanda divulgaram mais de 1,3 mil documentos históricos. Porém, um chamou mais atenção do que os demais: um mapa do tesouro nazista feito em 1945. Ansiosos para encontrar todas as riquezas escondidas, a informação fez com que diversos caçadores de tesouro inundassem o interior holandês em busca do prêmio final.

Segundo especialistas, a chance do tesouro permanecer guardado no mesmo local mesmo após 70 anos é extremamente pequena, mas isso não desanima os mais empolgados. Até onde se sabe, o tesouro foi originalmente enterrado na vila de Ommeren por soldados nazistas em fuga após o fim da Segunda Guerra Mundial. Entenda mais sobre o caso!

Riquezas enterradas

(Fonte: Zumapress.com/Divulgação)(Fonte: Zumapress.com/Divulgação)

Os historiadores suspeitam que os soldados alemães teriam enterrado um tesouro contendo moedas, relógios, joias, diamantes e outros objetos de valor — todos provenientes de um banco próximo de Arnhem, no interior da Holanda. Os nazistas provavelmente pegaram os objetos de valor após um bombardeio e atearam fogo no local para conseguir roubar as riquezas.

Estima-se que o total dos itens possa valer cerca de US$ 19 milhões. Anos depois, um soldado alemão identificado como Helmut S. afirmou que ele e outros três colegas enterraram o tesouro cerca de meio metro abaixo das raízes de um álamo em Ommeren. 

Através desse relato, o Beheersinstituut, organização responsável por administrar o patrimônio de pessoas desaparecidas durante a Segunda Guerra Mundial, passou a realizar várias buscas atrás dos itens perdidos. Em todas as tentativas feitas até agora, inclusive uma com o auxílio do próprio Helmut S. não foram bem sucedidas. 

Dúvidas no caminho

(Fonte: NBC News/Reprodução)(Fonte: NBC News/Reprodução)

O mapa revelado pelo governo holandês teria sido desenhado por um dos companheiros de Helmut e foi guardado nos arquivos do Beheersinstituut. Ele foi lançado ao domínio público 75 anos depois desse acontecimento, visto que seu período de confidencialidade expirou. Porém, ainda existe uma dúvida se realmente existe um tesouro para ser encontrado.

Em resposta à Reuters, a porta-voz do Arquivo Nacional da Holanda, Anne-Marieke Samson, disse que o instituto verificou a história diversas vezes e a considerou confiável. Porém, o fato de ninguém nunca ter encontrado qualquer um desses itens em solo holandês provavelmente indica que esse tesouro já foi desenterrado.

Ao longo desses anos todos, diversas teorias forma formuladas. Entre elas, acredita-se ser possível que um nazista tenha retornado ao local e recuperado o tesouro, ou até mesmo que soldados americanos tenham descoberto os itens roubados e desenterrado. A teoria final é vista com grande potencial, uma vez que funcionários do Beheersinstituut cruzaram com soldados norte-americanos na sua terceira tentativa de encontrar o "prêmio" e o chão da área parecia revirado.

Caso o tesouro permaneça por aí — por mais que especialistas não descartem a possibilidade dele ter sido destruído em um bombardeio posterior — quem o encontrar terá a obrigação de relatar sua descoberta para as autoridades holandesas. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: