Você já ouviu falar na maldição do isqueiro branco?

19/01/2023 às 08:002 min de leitura

Até a década de 1990, existiu uma lenda urbana envolvendo os famosos isqueiros BIC. Ela dizia que os modelos de cor branca davam azar para seus donos e eram relacionados à morte de alguns músicos famosos. A história voltou a circular em 2013, depois de uma publicações feitas nas redes sociais, mas existe alguma verdade por trás desse mito?

A maldição do isqueiro branco

(Fonte: Snopes)(Fonte: Snopes)

Não existe uma origem exata de quando essa história começou a circular, mas a lenda diz que os donos de isqueiro branco da BIC costumam ter falta de sorte. O lado mais sinistro da suposta maldição, é que ela relaciona a morte de quatro músicos famosos ao objeto.

Segundo a lenda, Jimi Hendrix, Janis Joplin, Jim Morrison e Kurt Cobain estavam com um isqueiro desses quando morreram. Os quatro faleceram de maneira trágica aos 27 anos, no auge da fama. 

Hendrix morreu asfixiado pelo seu próprio vômito após misturar vinho com remédio para dormir. Joplin foi vítima de uma overdose de heroína e álcool. Morrison teve uma insuficiência cardíaca enquanto ele estava em uma banheira e Cobain cometeu suicídio em 1994.

Porém, em todos estes casos, não existem evidências que sugiram que eles possuíam um isqueiro branco no momento da morte. Então, como a lenda conseguiu se espalhar a ponto de parecer verdade por muito tempo?

Nada além de uma lenda urbana

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Jimi Hendrix e Janis Joplin morreram em setembro e outubro de 1970, respectivamente. Já Jim Morrison foi encontrado morto no dia 3 de julho de 1971. Porém, até 1973 os isqueiros descartáveis da BIC ainda não haviam sido criados.

Ou seja, seria impossível que eles estivessem com um isqueiro desse modelo no momento da morte. Algumas pessoas sugerem que poderia ser um isqueiro parecido, mas de outra marca, como o Cricket. Mas até este era pouco provável que estivesse com Hendrix ou Joplin, uma vez que a marca só se tornou popular nos Estados Unidos depois que a Gillette a comprou, o que aconteceu apenas em 1972.

Jim Morrison realmente poderia estar com um isqueiro Cricket, uma vez que ele morava em Paris quando morreu e a marca era bastante popular entre os franceses. Porém, não há nenhuma referência ao objeto nos registros oficiais.

E quanto ao Kurt Cobain? O vocalista e guitarrista do Nirvana realmente estava com dois isqueiros por perto no momento da sua morte. Mas nenhum deles era branco. No registro da autópsia não há referências às cores dos isqueiros, mas nas fotos divulgadas dos itens do músico é possível ver um isqueiro rosa e outro colorido.

Então, por que a história se espalhou e ganhou fama? Quando a BIC começou a produzir os isqueiros, eles eram feitos apenas nas cores preto e branco. Quando os usuários de maconha utilizavam o branco para acender os cachimbos ou cigarros, as cinzas que ficavam depositadas no fundo eram visíveis. Quando eles eram pegos pela polícia, era possível saber se a pessoa havia fumado maconha ou não pelas cinzas. E quem tinha o isqueiro branco acabava sendo preso. A partir daí, criou-se uma lenda que o isqueiro branco dava azar.

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: