Ciência
26/01/2023 às 09:00•2 min de leitura
O Ano Novo chinês se trata de uma celebração milenar que ainda hoje se mantém viva nos costumes da população chinesa e mesmo das diversas comunidades espalhadas pelo mundo.
No marco do calendário ocidental, o também chamado de Ano Novo Lunar ocorreu no dia 10 de fevereiro, marcando o início do ano do dragão. Confira, agora, 4 fatos curiosos sobre o ano novo chinês.
(Fonte: Pexels/Reprodução)
Diferente das celebrações que marcam os países que adotaram o calendário gregoriano, o ano novo chinês é regido por festas que se estendem por dias.
Para tudo ficar perfeito, uma série de preparativos é realizada. E claro, as pessoas recebem folga dos seus trabalhos por alguns dias antes do grande evento. Desta vez, a China celebra a chegada do ano 4721 após a conclusão de 12 ciclos da Lua.
(Fonte: Pexels/Reprodução)
Diferente do réveillon como estamos acostumados, a celebração do Ano Novo Lunar varia de um ano para outro, pois ela só inicia na primeira lua nova após o solstício de inverno, que marca a transição entre as estações.
Esse evento, que ocorre a cada 354 ou 355 dias, geralmente se dá em meados de janeiro ou fevereiro, durando até o 15º dia desse primeiro mês. Além da China, o Ano Novo Lunar é comemorado em outros países do sudeste asiático, como Vietnã e Singapura.
(Fonte: Pexels/Reprodução)
Aqui no Brasil, a atenção às cores faz parte da experiência de quem deseja ter aquela forcinha num determinado aspecto da vida e atrair a sorte.
Já na China, além da valorização de tons vibrantes, a cor que reina no país durante a celebração é o vermelho. O dourado e o roxo, por sua vez, também são destaque durante o período. O branco, associado ao luto, é evitado.
(Fonte: Pexels/Reprodução)
Os chineses levam a sorte a sério, e prova disso é que antes das celebrações do Festival da Primavera, que inicia a comemoração para o Ano Novo Lunar, muitos fazem uma faxina completa na casa para mandar o azar para longe. E assim como nós, eles optam por preparar determinados pratos nesse período.
Além disso, ocorre troca de presentes, como doces e frutas, e mesmo a entrega de envelopes vermelhos contendo dinheiro aos mais novos. E a tradicional reunião familiar na véspera do início do Ano Novo Lunar também não fica de fora.
(Fonte: Shutterstock/Reprodução)
Além de contar com 12 signos do zodíaco próprio, representado por um animal, os elementos também fazem parte da astrologia. São eles: a terra, a água, o fogo, a madeira, o metal e a energia Yin e Yang.
A partir disso, cada ciclo dura 12 anos e cada ano lunar é representado por um animal, permitindo múltiplas combinações. Na ordem, são estes os animais: rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, cabra, macaco, galo, cão e porco.
Segundo a lenda, o rato teria sido o animal vencedor de uma corrida, se tornando o eleito para dar início ao ciclo. Como até então era o ano do tigre na China, agora será o do coelho. Já no Vietnã, por exemplo, será o ano do gato, mostrando que cada local mantém vivas as suas próprias tradições.
E, claro, os chineses também fazem muitas deduções a respeito da personalidade e afinidade das pessoas com base nos signos delas, definidos pelo animal do ano de nascimento. No caso do coelho-água, ele simboliza a paz e a inteligência.