O ioiô é considerado o segundo brinquedo mais antigo da História

10/02/2023 às 13:003 min de leitura

A primeira vez que os norte-americanos ouviram falar de um brinquedo chamado ioiô foi em um artigo da Scientifc American de 1916 sobre brinquedos populares nas Filipinas. Contudo, demorou até a década de 1930 para que o objeto virasse uma verdadeira febre entre as crianças dos Estados Unidos.

O responsável por isso teria sido o filipino Pedro Flores, que emigrou para o país e estabeleceu uma fábrica do brinquedo em Santa Bárbara, na Califórnia. Sua empresa estampou o futuro objeto de desejo em todos os jornais possíveis, com promoções e gatilhos mentais para fazer as crianças o desejarem. Em 1932, Londres sediou a primeira competição mundial de ioiô, vencida por Havery Lowe, de apenas 13 anos.

Esse foi o momento que lançou o brinquedo ao estrelato. Até hoje, passado o hype e adquirido caráter de brinquedo dos anos 1980 e 1990, poucos sabem que a origem do ioiô aconteceu na Antiguidade.

Mais que um brinquedo

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Antes de Flores introduzir o ioiô à população de várias nações, os gregos antigos já se divertiam com o brinquedo, por volta de 500 a.C. Ao que parece, o objeto era muito mais que apenas um brinquedo. Nas cerâmicas antigas resgatadas e analisadas por historiadores, as crianças são retratadas brincando com o ioiô, mas ele também servia como um propósito cerimonial em sua transição para a idade adulta.

Em seu estudo Histoire et archéologie de la culture ludique dans le monde gréco-romain. Questions méthodologiques, Véronique Dasen, da Universidade de Friburgo, na Suíça, explicou que o brinquedo também foi muito confundido ao longo dos séculos com um iynx: um tipo diferente de objeto de design semelhante ao ioiô, porém usado por adultos como uma espécie de amuleto do amor.

(Fonte: National Archaeological Museum of Athens/Imogen Duthie/Reprodução)(Fonte: National Archaeological Museum of Athens/Imogen Duthie/Reprodução)

Na China Antiga, onde o ioiô teve origem, ele era feito de madeira, terracota, metal ou argila; com a finalidade de apenas ser um brinquedo. Os gregos, no entanto, já decoravam o objeto com imagens de deuses para que simbolizasse algo da infância quando assumissem a vida adulta.

O nome ioiô como conhecemos só surgiu quando o brinquedo chegou nas Filipinas. A própria palavra significa “vem-vem” ou "voltar" em filipino, a característica básica do objeto. Os guerreiros o usaram como uma arma mortal para caça ou no campo de batalha, substituindo o disco por uma pedra maior e afiada.

A revolução

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Considerado o segundo brinquedo mais antigo do mundo, perdendo apenas para as bonecas, o ioiô viajou da Ásia para a Europa no final do século XVIII, se tornando o passatempo favorito da aristocracia francesa. Foi lá que ele recebeu vários nomes diferentes, como "L’emigrett", "Bandalore" e "Joujou de Normandie".

O primeiro ioiô chegou ao Novo Mundo quase um século depois, patenteado nos tempos modernos, em meados de 1866, por James L. Haven e Charles Hettrich. Pedro Flores, no entanto, foi quem fez história.

Depois que o filipino – e uma indústria inteira – sofreu com a queda drástica no mercado de brinquedos durante e após a Segunda Guerra Mundial, o ioiô teve seu design revitalizado na década de 1960, adquirindo um corpo de plástico, e se espalhando novamente pela sociedade, dessa vez com ajuda do poder da propaganda televisiva.

(Fonte: Express/Express/Getty Images)(Fonte: Express/Express/Getty Images)

Até 1962, Flores já havia vendido 45 milhões de ioiôs em um país com apenas 40 milhões de crianças, mostrando o poder de adesão do seu produto. Nem todo o sucesso adquirido impediu que o filipino fosse à falência, em 1965, devido a uma disputa espinhenta pelo registro da marca Yo-Yo.

A década de 1970 introduziu novas tecnologias para incrementar o brinquedo, como luzes, efeitos sonoros e até mesmo peso para aumentar sua capacidade de giro. Em 1978, Tom Kuhn patenteou o primeiro ioiô com eixo substituível, capaz de ser desmontado à mão. Dois anos mais tarde, Michael Caffrey patenteou o ioiô com o mecanismo que o fazia retornar automaticamente para a mão do usuário quando lançado.

As dinâmicas ao redor do brinquedo o levaram ao espaço, em 12 de abril de 1985, a bordo do ônibus espacial Discovery para ver como se comportaria em um ambiente de gravidade zero. Atualmente, o ioiô passou de brinquedo para esporte, usado em competições milionárias pelo mundo todo.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: