Por que temos medo de bonecas?

16/01/2023 às 04:002 min de leitura

Bonecas sempre foram uma presença constante em filmes de terror, com personagens assustadores como Chucky, Annabelle e, atualmente, M3GAN nos dando calafrios. Mas por que exatamente as bonecas são tão assustadoras para algumas pessoas?

Segundo a psicóloga clínica Kate Wolitzky-Taylor, da Universidade da Califórnia, as pessoas não nascem com medo de bonecas. Em vez disso, o medo que sentimos é condicionado ao longo do tempo, provavelmente por todas as bonecas malignas que vemos na cultura pop. Ver esses brinquedos consistentemente combinados com estímulos assustadores pode levar ao desenvolvimento de medo ou nervosismo quando somos confrontados com eles.

Nosso cérebro é projetado para temer rostos

Nosso cérebro é treinado para identificar rostos. (Fonte: Shutterstock)Nosso cérebro é treinado para identificar rostos. (Fonte: Shutterstock)

Não é apenas a cultura pop que causa nosso medo de bonecas. Nosso cérebro também está programado para ter medo delas. Nós somos condicionados a ler rostos em busca de informações importantes sobre intenções, emoções e ameaças potenciais. Quando vemos um rosto que parece humano mas não é, isso perturba nossos instintos mais básicos.

Frank McAndrew, psicólogo da Knox College, explicou em um paper que as bonecas enviam sinais sociais que não sabemos como responder. Elas parecem pessoas, mas não são, então na sua presença, ficamos em alerta máximo, mesmo que saibamos que não temos nada a temer.

Também não são apenas as bonecas que desencadeiam este medo em nós. Qualquer coisa com um rosto realista que não conseguimos processar pode nos deixar nervosos, como personagens assustadores de alguns desenhos animados ou os rostos pintados dos palhaços. Até mesmo os assassinos mascarados em filmes de terror confiam neste medo do desconhecido para nos assustar.

Pediofobia

O medo irracional de bonecas pode ser tratado. (Fonte: Shutterstock)O medo irracional de bonecas pode ser tratado. (Fonte: Shutterstock)

Embora bonecas possam parecer assustadoras para quem assiste a filmes de terror, a maioria das pessoas não as vê como uma ameaça. No entanto, algumas pessoas têm um medo intenso e irracional conhecido como pediofobia. 

A causa exata da pediofobia ainda não é compreendida, mas pode ser desencadeada por um evento traumático, como assistir a um filme de terror com bonecas ou vivenciar um incidente remotamente ligado a elas. Essa fobia pode causar sintomas de ansiedade severos, incluindo sentimentos de medo intenso, dificuldade para respirar, dor ou aperto no peito, batimentos cardíacos acelerados, ataques de pânico, angústia, náusea e tontura. É importante lembrar que fobias são tratáveis. Geralmente, o tratamento inclui terapia de exposição, terapia cognitivo-comportamental, hipnose, terapia familiar, terapia virtual ou medicamentos.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: