Conheça a casa em favela de BH que venceu prêmio de arquitetura

27/02/2023 às 06:402 min de leitura

A “Casa no Pomar do Cafezal”, administrada pelo artista Kdu dos Anjos e localizada na favela do Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte (MG), venceu o 14º prêmio internacional de arquitetura celebrado pelo site ArchDaily. O título, contemplado por meio de uma votação online, reuniu 4.500 imóveis do Brasil, Índia, México, Alemanha e Vietnã, e destacou o "modelo construtivo" como a "Casa do Ano".

Segundo o concurso, o "Barraco do Kdu", construído com tijolos expostos e sem qualquer tipo de reboco, consiste em um projeto levantado em um terreno anguloso. Com 66 metros quadrados de dimensões, a casa traz dois módulos estruturais em andares distintos, dando uma atenção especial "à iluminação e ventilação" e resultando em um "espaço com grande qualidade ambiental" que utiliza materiais "próprios da periferia".

(Fonte: Kdu dos Anjos / Reprodução)(Fonte: Kdu dos Anjos / Reprodução)

A notícia foi compartilhada pelo próprio artista em suas redes sociais, que afirmou estar aos "prantos" e sem palavras. Sua residência está localizada em um beco e não possui CEP, água encanada ou energia legal. Como toda a comunidade foi construída por engenheiros, estudantes, designers e paisagistas voluntários do Coletivo Levante, ela se camufla com outros edifícios do Aglomerado da Serra.

"Os vencedores são um exemplo concreto daquilo que a sociedade reconhece como boa arquitetura, mas também daquilo que dela exige", diz o texto da competição, publicado pelo ArchDaily. "Os 75 finalistas, que já são uma lista de vencedores, são um testemunho das formas inovadoras e diversas como a arquitetura responde aos desafios do nosso ambiente construtivo."

Projeto de Kdu dos Anjos visa o longo prazo

Com o reconhecimento internacional, o Coletivo Levante espera que haja mais espaço para a realização de grandes projetos. Segundo o arquiteto Fernando Maculan, que assina a "Casa do Ano", a premiação pode exaltar o lado "positivo" da favela e fazer as pessoas deixarem de priorizar apenas os seus problemas. E apesar do trabalho voluntário, a abertura de uma ONG pode abrir portas para editais de assessoria técnica e outros tipos de financiamento.

Essa também não é a única conquista recente do grupo. No final de 2022, o coletivo ganhou uma injeção financeira de R$ 80 mil, como resultado de um apoio da Fundação Tide Setúbal. Desde então, pessoas estão entrando em contato para revelar histórias pessoais e pedindo ajuda para realizar o sonho da casa própria, assim como outras empresas já apoiam iniciativas de habitação social em comunidades. No momento, 12 projetos autorais estão em andamento.

Confira abaixo algumas imagens da “Casa no Pomar do Cafezal”:

(Fonte: Leonardo Finotti / Reprodução)(Fonte: Leonardo Finotti / Reprodução)

(Fonte: Leonardo Finotti / Reprodução)(Fonte: Leonardo Finotti / Reprodução)

(Fonte: Leonardo Finotti / Reprodução)(Fonte: Leonardo Finotti / Reprodução)

(Fonte: Leonardo Finotti / Reprodução)(Fonte: Leonardo Finotti / Reprodução)

(Fonte: Leonardo Finotti / Reprodução)(Fonte: Leonardo Finotti / Reprodução)

O que você achou da casa do artista de Kdu dos Anjos? Deixe sua opinião nos comentários!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: