Estilo de vida
01/03/2023 às 11:00•2 min de leitura
Desenhar é uma arte e, por conta disso, surgiu o Red Bull Doodle Art — ou "campeonato mundial de rabiscos", como está ficando popularmente conhecido. Nessa competição, os participantes podem usar a criatividade para dar vida a desenhos simples e feitos de modo livre.
Além do Brasil, mais de 50 países vão participar dessa disputa que levará o vencedor (que pode ser qualquer pessoa com mais de 18 anos) para a Holanda. Lá, os melhores de cada país serão avaliados e o vencedor terá a sua ilustração transformada em uma NFT.
“A experiência do evento é algo único, pois eu nunca havia visto um concurso de desenho voltado ao doodle. Ter sido vencedor abriu a possibilidade para experiências inéditas, como uma viagem à África do Sul, em que conheci novas pessoas e culturas diferentes, gerando um enriquecimento para minhas obras”, comenta Ramar Gama, vencedor em 2014, e jurado na última edição do evento, em 2017.
“Foi uma grande honra participar e ter a chance de representar o Amazonas, na época. Ter sido campeão foi uma grande surpresa, pois naquele período eu não era tão confiante quanto à minha arte. No doodle havia muitas referências à cultura, à fauna, à flora e à culinária do meu estado e região, muitas vezes desconhecidos por parte do Brasil. Levar este desenho, com essa representação do meu local de nascimento, para o mundo, foi um momento mágico”, afirma Alef Vernon, campeão na edição de 2017 e que possui quase 200 mil seguidores em uma rede social.
Todas as formas de desenho são bem vindas no concurso organizado pela Red Bull. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
Para os que estão interessados em participar, foi mencionado que a decisão da melhor arte da etapa nacional vai acontecer em São Paulo. Quem quiser se inscrever deve acessar este link até o dia 31 de março e seguir as etapas descritas abaixo:
Vale mencionar que todas as inscrições serão julgadas por especialistas do país. No total, 40 obras avançam à final nacional, sendo que uma será escolhida para representar o Brasil, em maio, na Holanda, por votação online.
O vencedor brasileiro ainda terá mentoria de um artista para aprimorar as técnicas visando à fase mundial, que contará com workshops e uma imersão exclusiva unindo tecnologia e arte.