Oscar 2023: confira seis filmes estrangeiros para praticar idiomas

10/03/2023 às 06:303 min de leitura

*Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o Mega Curioso pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Existem muitas maneiras de aprender novos idiomas: fazer aulas, conhecer pessoas de outros países, utilizar aplicativos de ensino... Consumir cultura no idioma que você quer aprender está entre as melhores delas. Músicas, séries e filmes permitem observar esse idioma em contexto, junto com a cultura, a fala e as expressões daquele país. 

Falando em filmes, o Oscar, premiação mais aclamada do cinema mundial, acaba funcionando como um filtro do que assistir, para quem não é cinéfilo. Assim que saem os indicados, a gente procura onde assistir cada filme. Se você quer aprender inglês, as categorias de Melhor Filme ou Melhor Direção têm ótimas opções para praticar. 

Porém, se você já domina o inglês e quer conhecer outros idiomas, que tal dar uma olhada nos indicados a Melhor Filme Internacional? Essa categoria, chamada de "Melhor Filme Estrangeiro" até 2020, oferece o melhor do cinema mundial em outras línguas. 

A seguir, apresentamos um pouco mais sobre os indicados, segundo as dicas do aplicativo de idiomas Preply.

1. Argentina, 1985 — espanhol

Disponível no: Amazon Prime Video

Começando por um dos favoritos a levar a estatueta de Melhor Filme Internacional, essa é uma história real. O roteiro mostra o dramático Julgamento das Juntas, quando os promotores Júlio Strassera, Luís Moreno Ocampo e sua equipe processaram os militares que governaram o país nos anos anteriores. 

Segundo o pessoal do Preply, o filme permite enriquecer seu vocabulário em espanhol, com interjeições utilizadas em 1985 e expressões jurídicas. Além de uma aula de espanhol, o filme também permite aprender bastante sobre a história da América Latina — tomada por diversos golpes militares ao longo do século XX.

2. Nada de Novo no Front — alemão

Disponível na: Netflix

Outro filme com grandes chances de ganhar, Nada de Novo no Front concorre não apenas a Melhor Filme Internacional, como também a Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e outras seis categorias técnicas. 

Essa é a terceira adaptação cinematográfica do famoso romance de Erich Maria Remarque — a primeira, em inglês, de 1930, ganhou o Oscar de Melhor Filme. Há ainda uma adaptação para a televisão, de 1979, que não é tão lembrada. 

A história foca no soldado Paul Baumer e seus jovens colegas de combate, mostrando toda a brutalidade dos fronts de batalha na Primeira Guerra Mundial. A nova versão, que concorre ao Oscar, mostra também as negociações pelo fim do conflito. 

3. A Menina Silenciosa — irlandês

Ainda indisponível no cinema ou streamings oficiais

Uma vez que a Irlanda também tem o inglês como idioma oficial, não é tão comum ver filmes no idioma irlandês. Porém, A Menina Silenciosa (An Cailín Ciúin, no original) se passa em uma propriedade rural da Irlanda, nos anos 1980, e mostra personagens que falam o idioma local. 

Sobre a história, ela foca na pequena Cáit — uma menina de nove anos que tem uma família enorme e carente. Ela é mandada para casa de parentes distantes, enquanto sua mãe vive o final de uma gravidez. Aos poucos, ela se acostuma à nova casa e passa por muitas situações comoventes, em uma trajetória de amadurecimento.

Com foco na emoção, há críticos que dizem que A Menina Silenciosa é o melhor filme já feito em irlandês. Então, é uma boa oportunidade para você conhecer essa língua tão diferente.

4. Close — holandês e francês

Disponível no: Mubi e nos cinemas

Apesar de entrar na disputa como um filme da Bélgica, Close se passa no interior do país e tem muito de seu diálogo em holandês. É um filme muito jovem, com dois protagonistas de 13 anos, sendo ideal para conhecer a forma coloquial do idioma. 

Sua história é a seguinte: Leo e Rémi são amigos de infância, inseparáveis, que até dormem juntos. Quando eles chegam ao ensino médio, começam a circular boatos maliciosos sobre a proximidade deles. Temendo ser tachado de homossexual, Leo se afasta de Rémi — o que é o drama principal do filme. 

5. EO — polonês

Ainda indisponível nos cinemas e streamings oficiais

Fechando a lista, temos um road movie com uma premissa bem curiosa: o protagonista de EO é um burro, que nasce em um circo. Junto com os humanos (ou sem eles), o burrinho viaja por várias regiões do leste europeu — tendo contato com diversos dramas humanos. Aliás, por ter cenas em vários países, o filme tem diálogos em outros idiomas, além do polonês.

EO "corre por fora" na disputa pela estatueta de Melhor Filme Internacional, mas comoveu as plateias que já assistiram, além de ser aclamado no Festival de Cannes. 

Desde que o sul-coreano Parasita ganhou o Oscar de Melhor Filme Internacional e o de Melhor Filme, no mesmo ano, o público geral tem prestado mais atenção nos indicados a esse prêmio. Os filmes dessa lista valem seu stream pelo contato com diferentes idiomas, mas também por suas histórias e produção.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: