Artes/cultura
13/03/2023 às 10:00•3 min de leitura
O Holi é um festival hindu que marca a chegada da primavera na Índia com uma explosão de cores. A celebração tem um grande significado para a cultura indiana e é visto como um momento para começar de novo.
O evento é baseado em uma lenda hindu que conta a história do rei demônio Hiranyakashipu. Ele tentou matar seu próprio filho Prahlada, que era um devoto do deus Vishnu. No entanto, Prahlada foi protegido por Vishnu e o rei foi morto em uma batalha entre o bem e o mal.
O festival é celebrado no último dia da lua cheia do mês hindu de Phalguna, que geralmente cai em fevereiro ou março. As pessoas jogam pós coloridos uns nos outros para expressar sentimentos e saudar os deuses hindus.
Conheça os significados das cores mais comuns do festival indiano.
O início do festival é marcada pelo vermelho. (Getty Images/Reprodução)
O vermelho está associado à fertilidade e à felicidade, e representa especialmente o amor divino entre o deus Krishna e sua amada Radha. A cor também simboliza a pureza e a renovação, representando a limpeza e a eliminação do mal e das impurezas. O vermelho é usada para marcar o início do festival, com a queima do Holika Dahan (a fogueira).
O azul garante a proteção dos deuses hindus. (Getty Images/Reprodução)
A cultura hindu conta que Krishna pintava o rosto e cabelo com pasta de madeira azul, chamada de "gopichandan", que é considerada sagrada. A cor representa a tranquilidade e proteção divina. Durante o festival, as pessoas costumam tomar banho com água azulada de flores para se purificar e se livrar de energias negativas.
O amarelo representa a harmonia entre as pessoas. (Getty Images/Reprodução)
O amarelo simboliza conhecimento e aprendizado e está associado ao sol e à primavera, que representam o começo de um novo ciclo e o renascimento. Os hindus acreditam que a cor traz alegria, entusiasmo e positividade, sendo usada para dar boas-vindas à chegada da primavera e saudar amigos e familiares.
O verde pode ser usado para espantar o mau olhado. (Fonte: Unsplash/Harshavardhan Pentakota/Reprodução)
O verde representa a harmonia e a natureza, e está associado à deusa da natureza, Devi Sita, que é retratada com um sari esverdeado em muitas histórias e mitos. No festival, a cor é produzida a partir de folhas de neem e simboliza a vitória sobre a inveja e a ganância. Acredita-se que usar o verde durante o Holi ajuda a aliviar o estresse.
Na cultura hindu, o rosa é a cor dos relacionamentos afetivos. (Fonte: Unsplash/Honey Fangs/Reprodução)
A cor rosa no festival é usada para expressar sentimentos de amor e carinho. Ela representa a deusa Radha, que é retratada na cultura hindu como amante de Krishna. O rosa é usado para expressar alegria e gratidão por relacionamentos positivos em nossas vidas e representa a beleza, a pureza e a energia criativa.
O festival Holi ajuda a difundir a espiritualidade hindu pelo mundo. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
No festival, a cor roxa representa a espiritualidade, a paz e sabedoria e está relacionada Durga, adorada na cultura hindu como deusa-mãe. Ela derrotou o demônio Mahishasura e restaurou a ordem e a paz no universo. Durante o festival, o roxo é muitas vezes misturada com outras cores para criar uma variedade de tonalidades.
Nos últimos anos, o Holi se tornou popular em todo o mundo e muitas cidades fora da Índia têm seus próprios eventos e celebrações. No entanto, é importante lembrar que o festival tem uma profunda importância cultural e religiosa para os hindus e deve ser respeitado e celebrado com consciência e respeito.