Mistérios
23/03/2023 às 12:00•3 min de leitura
Dificilmente você encontrará alguém que não reconheça uma boneca Barbie logo que veja uma. Contudo, você sabe quem foi a responsável pela criação dessa, que é uma das bonecas mais vendidas e reconhecidas da história? Popularmente chamada de “a mãe da Barbie”, Ruth Marianna Handler (1916-2002) é a pessoa por trás desse brinquedo que perdura por gerações.
A empresária e inventora, é mais reconhecida no meio corporativo por ser co-fundadora da Mattel, Inc., empresa responsável pela criação da famosa boneca. Desde o seu lançamento, a mais de seis décadas atrás, a Barbie já vendeu mais de um bilhão de unidades ao redor do mundo, e é um dos brinquedos mais icônicos que existem, juntamente com seu companheiro Ken.
Apesar de toda essa popularidade, a imagem da Barbie, não ficou livre de polêmicas. Por hora, basta ressaltar que, como resultado de tais polêmicas, a Mattel, Inc. tem se esforçado para tornar a boneca mais inclusiva e representativa, embora isso tenha levado a perdas nas vendas em alguns momentos.
Mas ainda assim, a Barbie continua sendo um ícone cultural que atravessa gerações, e muitas pessoas ao redor do mundo continuam a se encantar com a sua história e o seu legado.
(Fonte: GettyImages)
Ruth Handler, nascida em Mosko em 1916 no Colorado, se casou com o seu namorado do colégio, Elliot Handler. Com o tempo o casal se mudou para Los Angeles em 1938. Na cidade, Elliot começou a fabricar móveis, então, Ruth sugeriu que eles abrissem um negócio juntos no segmento de mobiliário para casas e escritórios.
Com habilidades de vendas afiadas, Ruth se tornou a principal responsável por fechar contratos com empresas de alto nível. Foi nesse período que ela percebeu o enorme potencial para uma empreitada empresarial ainda mais significativa, e a ideia para a criação da Mattel, Inc. começava a se formar.
Ruth se tornaria a co-fundadora da Mattel e uma das mais bem-sucedidas empresárias do mundo dos brinquedos. E tudo começou graças ao seu olhar atento para as oportunidades de negócios e à sua visão empreendedora.
(Fonte: GettyImages/ Reprodução)
O ano era 1945, Elliot Handler e um amigo, Harold Matson, se juntaram para desenvolver uma oficina de garagem que seria a base para a criação da Mattel, Inc. O nome Mattel foi escolhido como uma combinação dos sobrenomes Matson e Elliot. No entanto, Matson decidiu vender sua parte na empresa, deixando Ruth e Elliot com o controle total.
Inicialmente, a Mattel vendia porta-retratos e móveis para casas de bonecas, esses itens acabaram se tornando tão populares que a empresa passou a se concentrar apenas na produção de brinquedos. Nesse período, o primeiro êxito de vendas da companhia foi um ukulele para crianças batizado de 'Uke-a-doodle', que foi o primeiro de uma série de brinquedos musicais.
Em 1955, a Mattel adquiriu os direitos de produção do programa de televisão 'Mickey Mouse Club', e a empresa começou a produzir uma linha de brinquedos baseados nos personagens do programa. A partir daí, a Mattel se tornou uma das maiores fabricantes de brinquedos do planeta, produzindo produtos que são amados por crianças e adultos em todo o mundo.
Por ocasião do ano de 1970, uma infeliz notícia abalou Ruth: ela recebeu o diagnóstico de câncer de mama. Para tratar sua condição, ela optou por fazer uma mastectomia radical modificada e enfrentou dificuldades na busca por uma prótese de mama que fosse a melhor para o seu caso. Como uma pessoa determinada, decidiu criar a sua própria prótese e desenvolveu uma versão mais realista do seio feminino, conhecida como 'Nearly Me'.
O sucesso do produto foi tanto que ele se popularizou rapidamente e a invenção de Ruth até foi usada pela então primeira-dama Betty Ford.
A trajetória da mãe da Barbie nem sempre foi bonita: depois de várias investigações, Ruth Handler renunciou à Mattel em 1974 após a descoberta de uma série de relatórios financeiros fraudulentos. Ela foi acusada e multada por fraude e relatórios falsos, tendo que pagar US$ 57.000, além de 2.500 horas de serviço comunitário como resultado do processo.
Ruth, infelizmente, faleceu em 2002, aos 85 anos, mas o seu legado permanece vivo através da famosa boneca Barbie, que continua sendo muito popular.