Os 5 piores desastres da história que poderiam ser evitados

24/03/2023 às 04:003 min de leitura

Quem estuda a história da humanidade encontra diversos momentos que fazem pensar: "isso poderia ter sido evitado". Ganância, guerras, pressa por resultados ou mesmo atitudes estúpidas podem causar catástrofes que ceifam inúmeras vidas.

O ser humano já provou que consegue ser imprudente nos piores cenários, e para demonstrar isso nós elaboramos uma lista, trazendo alguns dos piores desastres já registrados pelos seres humanos que poderiam não ter ocorrido.

1. Incêndio no Brooklyn Theatre

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Estrear uma peça teatral pressupõe um momento alegre e festivo, certo? Sim, em qualquer situação esse será um dia incrível, menos se você fosse um dos mil espectadores que lotaram o Brooklyn Theatre, em Nova York, em dezembro de 1876. Naquele dia, estreava The Two Orphans, adaptação de um dos melodramas franceses de maior sucesso no século XIX.

Entre o quarto e quinto ator, por volta das 23h, um incêndio iniciou no palco, começando pelas cortinas, após uma lâmpada estourar. Ao invés de interromper o espetáculo e avisar o público de que deveria sair, atores, produtores e funcionários do teatro subiram as cortinas para o ato final, como se tudo estivesse bem.

Quando o público notou, era tarde demais para impedir que o caos reinasse. Pessoas morreram esmagadas, outras queimadas ou sufocadas por fumaça. Ao todo, 278 espectadores perderam a vida naquele dia.

2. Rompimento da barragem de Banqiao

(Fonte: Medium/Reprodução)(Fonte: Medium/Reprodução)

Rompimento de barragem é um risco sério como pudemos ver na tragédia de Brumadinho. Essa situação ocorreu na cidade chinesa de Banqiao, onde os construtores não estiveram atentos para trabalhar em sistemas de prevenção de acidentes, tampouco para controlar enchentes.

Então, em 1975, o tufão Nina chegou próximo à região, levando muita água para o rio Ru, que não suportou uma quantidade equivalente ao esperado para mil anos de chuvas. O problema poderia ser menor se os responsáveis tivessem tomado medidas ao notar que os níveis de água estavam subindo em virtude do tufão.

Caso isso tivesse ocorrido, a pressão sobre a estrutura seria menor. Dois dias depois da chegada do Nina, a água subiu trinta centímetros, fazendo a barragem desabar, devastando 30 cidades e destruindo 7 milhões de casas. Ao todo, mais de 240 mil pessoas morreram.

3. A emboscada no lago Trasimeno

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

A emboscada no lago Trasimeno é considerada a maior emboscada tática da história. Em junho de 217 a.C., o general cartaginês Aníbal atraiu o exército romano para uma região, onde conseguiu derrotar os comandados de Caio Flamínio durante as Guerras Púnicas.

Ansioso e sem criar nenhuma estratégia, Flamínio partiu com mais de 30 mil homens em direção ao sul para defender Roma. Aníbal percebeu a movimentação e enganou o comandante romano, encurralando-o, junto de suas tropas, próximo a um desfiladeiro no lago Trasimeno. Cerca de 15 mil homens morreram afogados na queda ou mortos no combate.

4. Colapso do Hotel New World

(Fonte: AsiaOne/Reprodução)(Fonte: AsiaOne/Reprodução)

Em 1969, a companhia Lian Yak Realty deu início à construção de um edifício de seis andares na cidade-Estado de Cingapura. O prédio foi concluído em 1971, passando abrigar o New Serangoon Hotel. Desde o início, muitos problemas ocorreram no espaço, entre eles um suspeito vazamento de monóxido de carbono que hospitalizou 35 hóspedes.

Após o ocorrido, o espaço mudou de nome, passado a se chamar New World Hotel, que ocupava quatro andares. Sem causas aparentes, no dia 15 de março de 1986, o prédio veio abaixo em menos de um minuto.

Uma investigação descobriu que os arquitetos e engenheiros responsáveis pela construção erraram cálculos básicos do projeto. Ele foi erguido sem levar em consideração o peso do próprio edifício. Ao todo, morreram 33 pessoas.

5. Caos na ponte do Brooklyn

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Na semana de inauguração da ponte do Brooklyn, um terrível desastre em que 12 pessoas morreram. Uma multidão partiu em direção à recém-inaugurada ponte, até então o ponto mais alto de Nova York. Porém, o espaço não comportava a quantidade de pessoas que estavam ali, e então um empurra-empurra fez que algumas pessoas caíssem no chão.

Sem informação, o público imaginou que a ponte estivesse caindo, o que causou um pânico generalizado. Além das pessoas mortas por esmagamento, centenas ficaram feridas. Desde aquele época, policiais ficam na ponte, de modo a impedir que haja acúmulo de muitas pessoas.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: