Ciência
07/04/2023 às 02:00•2 min de leitura
Quando vamos a cadeias de fast food e pedimos algum prato que tenha batatas fritas, é bastante comum que o pedido venha acompanhado de algum tipo de molho para consumirmos com as batatinhas. Seja ketchup, barbecue ou até mesmo algum tipo de molho especial, é comum e esperado ter algo onde "molhar" as batatas, dando um sabor extra à comida.
Mas e o sorvete? Embora possa parecer uma combinação esquisita, mergulhar batatas fritas na sobremesa acaba resultando em um sabor surpreendente que muita gente gosta — e a ciência explica o motivo.
Uma rápida olhada no menu de qualquer restaurante é suficiente para perceber que, exceto em casos de combos, os dois itens são geralmente listados separadamente. Ainda assim, quando combinados, o resultado pode ser simplesmente delicioso.
Não precisamos ir muito longe para entender o motivo por trás da saborosa combinação que, na verdade, não deveria ser lá tão inesperada. Alguns bons exemplos de como juntar comidas doces e salgadas resulta em algo tão gostoso são receitas bem populares aqui no Brasil, como o tradicional Romeu e Julieta (queijo com goiabada) e a famosa farofa de banana.
A também deliciosa receita de queijo com goiabada, o tradicional Romeu e Julieta, segue o mesmo princípio. (Fonte: Getty Images)
Mas por que comer uma coisa salgada com algo doce é bom? Segundo a ciência, a resposta está nas nossas papilas gustativas. Responsáveis pelo nosso paladar — isto é, pelo reconhecimento do sabor das mais variadas substâncias — elas estão presentes em sua maioria na nossa língua, mas também são encontradas em menor escala em outras partes do corpo, como no céu da boca, na garganta, no esôfago e até mesmo no nariz.
De acordo com a Encyclopaedia Britannica, os seres humanos têm em média entre 2 mil e 8 mil papilas gustativas, cada uma formada por algo em torno de 40 a 60 células sensoriais, divididas em seis tipos com diferentes funções, sendo então ativadas de acordo com o tipo de alimento consumido. O paladar humano é capaz de identificar cinco tipos de sabores básicos, sendo eles o azedo, o amargo, o doce e o salgado, além de um quinto que se popularizou recentemente, o umami. E é na combinação entre doce e salgado que mora a explicação para o gosto pela união entre sorvete e batatas fritas.
Mergulhar batatas fritas em sorvete antes de comê-las estimula diferentes papilas gustativas ao mesmo tempo. (Fonte: Wifely Steps)
Esta combinação resulta na ativação de papilas que normalmente não seriam estimuladas somente pela presença de açúcar. Um estudo publicado em 2011 pelo jornal científico Proceedings of the National Academy of Sciences, dos Estados Unidos, explica que ao combinar alimentos adocicados e salgados, são ativados os receptores SGLT1 das papilas, responsáveis por reconhecer sabores doces. Estes receptores normalmente não são estimulados apenas por açúcar, mas o sabor doce é intensificado graças à presença do sal.
Outro fator que contribui para a saborosa combinação é o fato de sorvetes serem gelados, enquanto as batatas fritas são servidas quentes. Como bem explica o site Thrillist, o contraste entre as temperaturas estimula diferentes partes do nosso cérebro, tornando a experiência de consumo simultâneo de alimentos quentes e frios muito mais interessante e agradável. É por isso, por exemplo, que é muito comum servirem sorvete com brownies e tortas quentes.