Pelé entra no dicionário como definição de algo 'fora do comum'

28/04/2023 às 13:002 min de leitura

Você já deve ter lido ou até falado que "fulano é o Pelé dessa área". É comum comparar quem é muito bom em algo com o rei do futebol, inigualável no esporte. Michael Jordan foi o Pelé do basquete, Schumacher foi o Pelé da Fórmula 1, Giselle é a Pelé das passarelas, Taylor Swift é o Pelé da música...

Ok, nessa última eu forcei a barra. Mas vocês entenderam a ideia, né?

O negócio é que, agora, essa analogia tão popular se tornou oficial e faz parte do dicionário. A organização do Michaelis anunciou nesta semana a incorporação do verbete "Pelé" às listas de palavras da língua portuguesa. 

O verbete é um substantivo ou adjetivo utilizado para definir "que ou aquele que é fora do comum, que ou quem em virtude de sua qualidade, valor ou superioridade não pode ser igualado a nada, ou a ninguém, assim como Pelé, apelido de Edson Arantes do Nascimento (1940–2022), considerado o maior atleta de todos os tempos". 

Pelé também aparece no verbete como um sinônimo para "excepcional, incomparável, único". E os exemplos de uso da palavra, que acompanham a definição, são mais ou menos como as que citei no início do artigo. Mas, agora, você pode usar o termo "pelé" como quiser, inclusive em redações, pois estará correto.

Homenagem póstuma ao melhor atleta da história

O verbete já foi incluído na versão digital do Dicionário Michaelis, mas deve aparecer também nas próximas edições impressas da publicação. A ideia surgiu em uma campanha da Fundação Pelé, que conquistou mais de 125 mil assinaturas em alguns meses, além do apoio do Santos, time onde ele construiu sua carreira e a fama de melhor do mundo.

Quem nasceu mais tarde (como eu) e não viu Pelé jogar, talvez não entenda o quanto ele era gigante. Mas investigando mais sobre as motivações dessa homenagem, é possível encontrar diversas provas: da conquista da Copa do Mundo de 1958 com só 17 anos, às inúmeras vitórias pelo Santos, aos mil gols em partidas oficiais e as três Copas do Mundo que só ele ganhou. 

Ele unia todas as características técnicas em um só jogador, além de rodar pelo mundo como símbolo do esporte e do próprio Brasil. Em turnês com o Santos, Pelé foi recebido por líderes mundiais e até fez uma guerra parar. Em 1999, o Comitê Olímpico Internacional o elegeu como melhor atleta da história, em todos os esportes.

A morte de Pelé aos 82 anos, no fim de 2022, inspirou homenagens de várias personalidades do esporte e da política, além de ganhar as manchetes do mundo inteiro. 

Fonte: GettyImagesFonte: GettyImages

Por fim, é curioso notar que Pelé não é a única pessoa inspirou verbetes no dicionário. Há várias palavras que se originaram dos nomes de pessoas, ainda que não como uma bonita homenagem póstuma. 

Sanduíche, por exemplo, faz referência ao Conde de Sandwich, que teve a ideia de comer carne com fatias de pão, para não ter que parar de jogar cartas. E boicote veio de um militar inglês que era muito rígido e, por isso, foi literalmente boicotado pela população local. Mas uma palavra legal como "pelé" para definir algo único, só aqui no Brasil.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: