5 obras de arte que foram motivo de controvérsia recentemente

04/05/2023 às 08:003 min de leitura

Considerando que a arte é feita com diversos objetivos, seja para provocar, criticar e abordar temas complexos ou tabus, não é de se surpreender que muitas das obras mais influentes do mundo já tenham causado algum tipo de controvérsia em suas exibições originais.

O mais impressionante é que esse tipo de debate continua a existir mesmo em tempos contemporâneos. Por isso, separamos algumas das obras de arte que causaram polêmica nas últimas décadas. Confira logo abaixo!

5. Chair de Allen Jones

A obra de Allen Jones ainda é mal vista por ativistas pela forma de retratar mulheres.A obra de Allen Jones ainda é mal vista por ativistas pela forma de retratar mulheres. (Fonte: Allen Jones/WikiArt/Reprodução)

Se você assistiu ao clássico filme Laranja Mecânica, dirigido por Stanley Kubrick, então já viu referências à obra Chair e outras esculturas excêntricas de Allen Jones. Para essa peça, o artista usou um manequim feminino seminu e contorcido para fazer uma cadeira, algo que foi repetido por ele diversas vezes para outros tipos de móveis posteriormente.

Exibida pela primeira vez em 1969, nem precisamos dizer que a obra original foi vista como escandalosa e, mesmo anos depois, em 1986, ela foi degradada com removedor de tinta por ativistas.

4. My Bed de Tracy Emin

Em 1999, ainda era tabu abordar a depressão de forma tão aberta.Em 1999, ainda era tabu abordar a depressão de forma tão aberta. (Fonte: Tracy Emin/Tate Uk/Reprodução)

Uma cama, um tapete e alguns objetos espalhados pelo chão podem parecer inofensivos, mas essa cena causou muita controvérsia quando foi apresentada como obra de arte por Tracy Emin, em 1999.

A exibição My Bed tinha como objetivo abordar temas como depressão, a imperfeição feminina e as falhas dos dia a dia que nem sempre são vistas de forma íntima, ou seja, no quarto de quem sofre com isso.

Embora muitos tenham considerado essa exibição nojenta, ela também recebeu elogios pela abordagem diferente de um assunto que ainda era tabu na década de 1990.

3. Dropping a Han Dynasty Urn de Ai Weiwei

A destruição desta urna ainda gera certa polêmica no mundo artístico.A destruição desta urna ainda gera certa polêmica no mundo artístico. (Fonte: Ai Weiwei/Reprodução)

O artista Ai Weiwei sempre foi um grande crítico do governo Chinês, costumando a usar suas obras como provocação e como uma luta pela liberdade de expressão. O conjunto de imagens conhecido como Dropping a Han Dynasty Urn, de 1995, mostra Weiwei derrubando uma urna cerimonial da Disnastia Han e a deixando quebrar em vários pedaços no chão.

Considerando o valor cultural e o simbolismo que a urna possuía, esse ato foi visto por muitos como desnecessário e polêmico, mas o artista usou uma frase do próprio Mao Tsé-Tung para se defender, alegando que "só podemos construir um novo mundo se destruirmos o antigo".

2. Piss Christ de Andres Serrano

Andres Serrano fez o mesmo com outras figuras bíblicas, mas esta ainda é a mais conhecida.Andres Serrano fez o mesmo com outras figuras bíblicas, mas esta ainda é a mais conhecida. (Fonte: Andres Serrano/Reprodução)

A foto de 1987 intitulada de Piss Christ, da série de obras conhecidas como Immersions, causou uma polêmica gigantesca não só na comunidade artística, como em boa parte do mundo. A imagem de Andres Serrano mostra nada menos do que um Jesus crucificado de plástico submerso em um tanque cheio da urina do artista.

Serrano recebeu inúmeras ameaças de mortes na época, irritou senadores norte-americanos e teve uma versão da foto vandalizada em uma exibição na França em 2011.

1. Fountain de Marcel Duchamp

Quem diria que um mictório seria tão polêmico e causaria tantos questionamentos sobre o que é arte?Quem diria que um mictório seria tão polêmico e causaria tantos questionamentos sobre o que é arte? (Fonte: Marcel Duchamp/Tate Uk/Reprodução)

Hoje em dia, pode parecer surreal que um mictório tenha causado tanto escândalo na comunidade artística, mas foi o que aconteceu quando Marcel Duchamp apresentou o objeto para a "Sociedade de Artistas Independentes", em 1917. A organização recusou o mictório, explicando que aquilo não poderia ser considerado arte.

Essa ação iniciou um grande questionamento sobre o que constitui uma obra de arte e qual o papel das instituições em avaliá-las e qualificá-las. Como dá para imaginar, isso fez com que o objeto intitulado de Fountain por Duchamp ganhasse uma importância inquestionável no mundo artístico.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: