Ciência
08/03/2023 às 13:00•2 min de leitura
Quando pensamos em obras de arte destruídas, logo vem à mente imagens de vandalismo ou roubo. No entanto, há casos em que essas preciosidades foram perdidas sem que ninguém tivesse a intenção de destruí-las. Listamos 6 exemplos de obras de arte que foram danificadas ou perdidas por acidente.
Obra foi destruída na Segunda Guerra Mundial. (Fonte: Wikipédia)
Durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade alemã de Dresden foi bombardeada pelos Aliados, causando a destruição de grande parte da cidade, incluindo a coleção de arte Pröll-Heuer, que contava com 21 obras de arte. Dentre elas estava a pintura "Os Quebradores de Pedra" de Gustave Courbet.
Obra foi triturada por engano. (Fonte: Getty Images)
Em 2000, uma pequena pintura a óleo sem título de Lucian Freud chegou à casa de leilões Sotheby's, em Londres. No entanto, ela foi acidentalmente colocada em uma área destinada a caixas vazias para descarte e dois trabalhadores acabaram triturando a obra em uma máquina trituradora de papel. O erro só foi percebido quando a equipe da casa de leilões notou que a pintura não estava onde deveria.
Negativo da foto foi perdido para sempre. (Fonte: Wikipédia)
A famosa foto "Lunch atop a Skyscraper", de 11 trabalhadores da construção civil almoçando em uma viga a 244 metros de altura, é uma das imagens mais icônicas de Nova York. Apesar da sua fama, atualmente, qualquer versão da foto que circula é provavelmente uma reprodução de uma reprodução, já que o negativo original de vidro foi quebrado e uma das partes nunca foi encontrada.
Pintura de Picasso foi destruída em acidente aéreo. (Fonte: Getty Images)
Em setembro de 1998, um avião da Swissair que viajava de Nova York para Genebra caiu no Oceano Atlântico, matando todos os 229 passageiros e tripulantes a bordo. O avião também transportava a pintura “Le Peintre” do lendário cubista Pablo Picasso. Avaliada em cerca de $ 1,5 milhão de dólares na época, a obra de arte foi enviada como uma carga comum pelos remetentes e, por isso, não recebeu uma embalagem adequada que poderia protegê-la do acidente.
Primeira versão do quadro foi destruída em bombardeio. (Fonte: Wikipédia)
Embora ainda exista uma versão do quadro Washington Crossing the Delaware (1850) no Metropolitan Museum of Art de Nova York, a primeira representação da pintura foi parcialmente destruída por um incêndio no estúdio do artista em 1850, logo após sua criação. Apesar do incidente, o quadro foi restaurado e adquirido pela Kunsthalle Bremen em 1863, mas ele acabou sendo destruído definitivamente em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, em um ataque aéreo aliado em Bremen, na Alemanha.
Escultura de Jeff Koons imita um cachorro feito de balões. (Fonte: Getty Images)
Recentemente, a escultura de porcelana que imita um cachorro feito com balões estava em exposição em pedestal transparente quando uma mulher deu um pequeno chute nela. Para o azar da visitante, a peça, avaliada em 42 mil dólares, caiu no chão e se partiu em diversos pedaços.