Ciência
25/05/2023 às 10:00•2 min de leitura
Não importa idade. Crianças, adolescentes, adultos e até mesmo idosos costumam usar gírias no dia a dia ao se comunicar. Pensando nisso, a Preply, plataforma online de idiomas, fez um estudo para entender quais são os termos mais usados pelos brasileiros.
A pesquisa em questão foi feita em abril deste ano, com base nas respostas de 1584 pessoas das cinco regiões do Brasil. Entre os achados estão as mais ditas pela turma, como o famoso "sextou", que lidera a listagem com 74%, seguido de "treta" (64%), "zoeira" (62%) e "trocar ideia" (62%).
Apesar de serem "massa" e bastante utilizadas pela população, as mesmas gírias podem ser irritantes ou causarem desconforto e deixar a galera "pistola". Segundo a Preply, 43% dos entrevistados acham chato o uso de jargões durante uma conversa, sendo "ranço" a palavra mais odiada pelos respondentes (com 30%), seguida de "lacrou" (29%), "abestado" (28%) e "crush" e "sextou", empatadas com 25%.
Segundo o levantamento, de maneira geral, as mulheres se sentem mais aptas para usar gírias do que os homens, sendo que ambos já precisaram consultar online pelo menos uma vez o significado de algum jargão para entender o que ele significava. Já 33% dos entrevistados enfrentaram um "perrengue" e tiveram que perguntar para uma pessoa mais jovem sobre o sentido de uma dessas expressões.
(Fonte: GettyImages/Repodução)
E onde "ficar por dentro" de tudo isso? Conforme a pesquisa da Preply, o principal lugar em que os brasileiros descobrem novos termos é na Internet (64%), ficando atrás apenas do aprendizado com amigos (70%), seja ele virtual ou presencial.
Quando o "papo" são as redes sociais, o TikTok e o Instagram dominam a preferência de onde aprender esses jargões, sendo que estão quase empatadas em 55% e 54%, respectivamente. Já o terceiro local preferido dos internautas é o Twitter (22%). Além disso, o levantamento mostrou que 38% conhecem gírias em filmes e séries e 14% com músicas.
"As redes sociais vieram para popularizar ainda mais o uso de gírias no país e, não por acaso, é por lá que vemos o surgimento de jargões e expressões. Algumas, inclusive, são derivadas do inglês e de outros idiomas. Ademais, existem os termos que mudam de região para região, como 'arretado', 'borodogó' e 'tri'. Isso só nos mostra a enorme diversidade linguística que há no Brasil", afirma Mustafa Ali Sivisoglu, gerente de sucesso de alunos na Preply.
Confira abaixo a lista das dez gírias mais faladas no Brasil e os seus significados: