6 versões assustadoras de personagens infantis queridinhos

17/06/2023 às 11:004 min de leitura

Você sabia que existe um limite para a duração dos direitos autorais? Pois é! Quando esse prazo expira, o público fica livre para usar e abusar de propriedades intelectuais como nomes, histórias e personagens. E olha só, isso também vale para os personagens queridos da nossa infância! 

Algumas pessoas um tanto quanto peculiares decidiram usar esses personagens por aí de maneiras que nem os criadores originais imaginavam e muito menos pretendiam. Surgiu, então, uma moda bem estranha no cinema — transformar os clássicos personagens infantis em assassinos sedentos por vingança e cheios de maldade. 

Ficou curioso para saber quem virou um monstro assustador? Então, confira uma lista bizarra com seis personagens queridinhos dos contos de fadas que viraram verdadeiros psicopatas.

1. Ursinho Pooh 

(Fonte: Jagged Edge Productions/ITN Studio/Reprodução)(Fonte: Jagged Edge Productions/ITN Studio/Reprodução)

Poucos meses após o fim do prazo de direitos autorais do adorável urso guloso que ama mel, a produção do filme Ursinho Pooh: Sangue e Mel (2023) começou a ser feita. Como o próprio nome sugere, o longa é um terror da pesada em que o querido ursinho amarelo se transforma em um monstro rosnador que carrega um machado. 

A mente por trás dessa loucura é o diretor britânico Rhys Frake-Waterfield, que percebeu o "prazo de validade" do personagem se esgotando e enxergou uma oportunidade no mercado de filmes slasher — subgênero de filmes de terror que quase sempre envolvem psicopatas que matam aleatoriamente.

No roteiro, Cristopher Robin adulto retorna ao "Bosque dos 100 Acres" e dá de cara com um Ursinho Pooh selvagem, acompanhando de amigos furiosos por terem sido abandonados. O trailer do filme bombou na internet e alguns fãs ficaram tão furiosos que fizeram uma petição para impedir o lançamento. Entretanto, o tiro saiu pela culatra e toda a polêmica só serviu para gerar mais burburinho, pois o filme acabou sendo exibido nos cinemas do mundo inteiro.

2. Bambi

(Fonte: Jagged Edge Productions/ITN Studio/Reprodução)(Fonte: Jagged Edge Productions/ITN Studio/Reprodução)

A equipe de produção por trás do filme bizarro do Ursinho Pooh foi esperta e aproveitou rapidinho os direitos autorias de mais um personagem querido. Bambi: The Reckoning traz uma reviravolta bem maluca para o famoso filme da Disney, produzido em 1942. Ao invés de representar beleza, inocência e natureza, o cervo se transforma em uma "máquina de matar impiedosa", segundo o produtor Scott Jeffrey. 

O filme ainda está em desenvolvimento, então a trama segue como um mistério. No entanto, Jeffrey já adiantou que o filme O Ritual (2017), da Netflix, foi uma grande inspiração. Nele, um grupo de amigos é perseguido por uma entidade ancestral maligna enquanto fazem uma trilha na imensidão selvagem da Escandinávia.

É difícil imaginar que a Disney ou Felix Salten, autor austríaco que criou o personagem do cervo adorável em seu livro de 1923, "Bambi, uma vida na floresta", aprovaria essa adaptação sombria, não?

3. Pinóquio

(Fonte: Trimark Pictures/Reprodução)(Fonte: Trimark Pictures/Reprodução)

Antes da recente onda de adaptações aterrorizantes de personagens infantis, já havíamos visto algo semelhante na década de 1990. A Vingança de Pinóquio (1996) tem um enredo parecido com o clássico Chucky: O Brinquedo Assasino (1988). No filme do menino de madeira, entretanto, o público fica livre para decidir se o boneco realmente ganhou vida ou se tudo não passa da imaginação de uma criança meio doidinha.

A criança em questão é Zoe, filha de um advogado de defesa de um assassino com pena de morte. Pinóquio aparece como uma peça importante de evidência — o brinquedo favorito do filho assassinado do serial killer acusado — que aos poucos vai ganhando vida conforme Zoe se apega a ele. A dupla está presente em todos os terríveis crimes que acontecem durante a trama, até que as pessoas começam a suspeitar que ela é assassina. É meio confuso, mas duvido que você não sentiu vontade de assistir!

4. A Pequena Sereia

(Fonte: Criterion Collection/Reprodução)(Fonte: Criterion Collection/Reprodução)

A história original de Hans Christian Andersen, autor de A Pequena Sereia, também inspirou o filme polonês de terror musical, produzido em 2015, chamado A Atração. O longa acompanha duas sereias vampiras que sonham em viver na América, mas acabam em Varsóvia trabalhando como backing vocals e dançarinas em uma boate.

Enquanto uma delas se apaixona por um integrante da banda que as atraiu para lá, a outra luta para controlar seus impulsos vampirescos diante de uma fila de homens admiradores que frequentam o clube após ouvirem falar das sereias.

Diferente de outras adaptações sombrias de contos de fadas, que geralmente não são levadas a sério e costumam receber críticas negativas, A Atração teve sua estreia internacional no Festival de Cinema de Sundance, onde ganhou um prêmio pela "visão e design únicos".

5. Grinch

(Fonte: Sleight of Hand Production/Amy Rose Productions/Kali Pictures/Reprodução)(Fonte: Sleight of Hand Production/Amy Rose Productions/Kali Pictures/Reprodução)

Uma coisa é roubar o Natal, mas outra completamente diferente é sair por aí matando qualquer um durante o feriado mais mágico do ano! Em The Mean One (2022), o famoso monstrengo verde de Dr. Seuss se transforma em uma fera sedenta por sangue, furioso porque um pai e uma filha desrespeitaram a proibição de decorações natalinas.

O enredo gira em torno de Cindy, uma adulta traumatizada que volta para a cidade natal onde presenciou o monstro verde peludo assassinar sua mãe. Ela está acompanhada do pai e, juntos, eles buscam superar o passado vendendo a casa onde ela cresceu. No entanto, eles descobrem que a cidade proibiu o Natal após a tragédia, e todos culpam Cindy por estragar a festividade com sua história maluca sobre um monstro verde. Só que o pesadelo começa a se repetir quando Cindy e seu pai resolvem enfeitar a casa com decorações natalinas. Sinistro!

6. Papai Noel

(Fonte: 87North Productions/Reprodução)(Fonte: 87North Productions/Reprodução)

Seguindo a vibe natalina, parece que os executivos de Hollywood não tiveram piedade nem do personagem que mais marcou as nossas infâncias! Até o bom velhinho ganhou uma transformação assassina em 2022 — mas sem virar um maníaco sanguinário dessa vez. Neste caso, ele se tornou um herói de ação durão, adepto às bebidas e expert em dar marretadas, salvando uma família de uma gangue de bandidos armados. 

Em Noite Infeliznosso querido Papai Noel é um guerreiro escandinavo mágico e centenário que derrota a gangue com um misto de força bruta e armadilhas mirabolantes, preparadas pela filhinha de sete anos da família. Essas invenções horripilantes estão num nível muito além das armadilhas inofensivas de Esqueceram de Mim, outro clássico filme natalino. 

David Harbour, conhecido por Stranger Things e Hellboy, assume o papel do Papai Noel neste filme repleto de outras celebridades que agradou bastante os críticos e o público em geral. Comparado aos outros ilustres personagens desta lista, esse malvadão não é tão ruim assim, né?

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: