Ciência
23/06/2023 às 11:00•2 min de leitura
Em um evento inusitado ocorrido há três décadas, o renomado cantor Elton John foi forçado a interromper um concerto devido a uma invasão de grilos. O incidente ocorreu na sexta-feira, 19 de fevereiro de 1993, no National Tennis Centre em Melbourne, Austrália, onde John e sua banda foram surpreendidos por uma nuvem de insetos.
As criaturas pousaram no cabelo, roupas e até na boca da estrela. Além disso, eles se espalharam pelos cantores de apoio, instrumentos musicais e público. Diante do cenário caótico, Elton foi obrigado a encurtar o concerto em 30 minutos e sair sem fazer um bis.
A publicitária do artista, Patti Mostyn, defendeu a decisão de encerrar o show mais cedo, dizendo: "Tente trabalhar com sua mesa coberta de insetos". Ela argumentou que a situação estava sendo tirada de proporção, lembrando que ele é um dos principais artistas do mundo e que ele não abandonaria um show sem um bom motivo.
Teleogryllus commodus. (Fonte: Wikimedia Commons)
O culpado pela perturbação daquela noite foi o Teleogryllus commodus (conhecido lá como black field cricket, ou "grilo-preto-do-campo" em tradução direta). As condições climáticas do verão de 1993 foram perfeitas para esses insetos, já que o tempo úmido no início da temporada deu lugar a um clima quente e ventoso que animou as criaturinhas, conforme relatado pelo jornal The Age.
A razão pela qual o reconhecido cantor virou o grande alvo foi bastante simples: o palco estava bem iluminado. Antes do concerto de John no mesmo local na noite seguinte, uma equipe de especialistas em controle de pragas fumigou o local. Isso foi principalmente uma medida preventiva, já que o clima incomum de sexta-feira foi a causa do incidente, e não uma infestação subjacente. Felizmente, o segundo show parece ter ocorrido sem a presença de insetos.
Curiosamente, Elton John e sua equipe de estrada tinham planejado participar de um jogo de Críquete no dia do segundo concerto. No entanto, após o incidente com os grilos (crickets em inglês) no primeiro show, o britânico decidiu cancelar o jogo. Embora não tenha sido especificado o motivo exato dessa escolha, é possível inferir que a experiência inusitada com os bichinhos pode ter sido uma grande influência, criando uma coincidência linguística bem irônica.