Ciência
29/06/2023 às 06:39•2 min de leitura
Hoje (29) estreia o quinto — e último — filme da franquia Indiana Jones. Estrelado por Harrison Ford e Phoebe Waller-Bridge, Indiana Jones e a Relíquia do Destino tem uma história emocionante que gira em torno da busca de um objeto antigo, a Antikythera. Helena, a afilhada de Indy, está obcecada pela relíquia e quer encontrar a sua segunda metade a qualquer custo.
Neste texto, compartilhamos a real história deste dispositivo, que acredita-se ter sido inventado pelo matemático grego Arquimedes.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Chamado em português de máquina de Anticítera, a história deste objeto começa em 1900, na ilha grega de Antikythera. Tudo inicia quando mergulhadores encontram um navio naufragado repleto de tesouros perdidos. Um deles era um dispositivo misterioso.
Estima-se que o objeto tenha sido projetado por cientistas gregos por volta de 87 a.C. Há quem chame a máquina de Anticítera como o "computador analógico mais antigo do mundo". Já Jo Marchant, jornalista especializada em história, que escreveu o livro Decoding the Heavens: Solving the Mystery of the World's First Computer, afirma que este "é provavelmente o artefato mais emocionante que temos do mundo antigo".
Quando foi encontrado, o objeto estava guardado numa caixa de madeira. Ele possui engrenagens de bronze e um grande mostrador na frente que, ao invés de mostrar as horas, exibe o movimento dos planetas. Jo Marchant ainda comenta: “este é de longe o dispositivo tecnológico mais sofisticado que sobreviveu (daquela época). É essencialmente um universo de bolso, como um modelo do cosmos.”
Todo este entusiasmo é porque a máquina de Anticítera usa uma tecnologia semelhante aos relógios mecânicos que só seriam inventados pelos europeus muito tempo depois, durante o século XIII. Ele possui engrenagens, mostradores e ponteiros que eram usados para fins astronômicos, como para rastrear o movimento do sol e da lua e prever eclipses.
(Fonte: GettyImages)
No filme, Indiana Jones e sua afilhada acreditam que o dispositivo é capaz de transportá-los no tempo. Eles querem usar a Antikythera para poder retornar ao passado e evitar a ascensão do nazismo, mesmo que isso signifique matar Hitler.
Na verdade, o objeto que aparece no filme é uma releitura ficcional da máquina de Anticítera, e também é chamada de Disco de Arquimedes. Trata-se de um dispositivo de cálculo celestial que teria poderes extraordinários, e por isso, está em disputa com um ex-nazista, Jürgen Voller (Mads Mikkelsen), que está em colaboração com os americanos em troca de seus conhecimentos. Indy então descobre que Voller quer usar o Disco de Arquimedes para viajar no tempo e praticar o mal - o que faz com que saia da sua aposentadoria para evitar que isso aconteça.
Não se sabe ao certo se o famoso matemático e astrônomo grego Arquimedes tenha realmente inventado o tal dispositivo que leva o seu nome. Mas a suspeita mais forte é que a criação seja dele. Hoje a relíquia está hospedada no Museu Arqueológico Nacional de Atenas.