Os 6 melhores romances góticos de todos os tempos

14/07/2023 às 12:002 min de leitura

Surgida em meados do século XVIII, a literatura gótica é objeto de culto de leitores espalhados pelo mundo todo. As obras incluídas neste gênero costumam ser repletas de castelos medievais, emoções soturnas, personagens perturbados e, claro, muita escuridão.

O tempo passa e os romances góticos continuam bombando — inclusive, fazem muito sucesso no TikTok. Confira algumas dicas de 6 livros fundamentais para quem ama o gênero.

1. Frankenstein, de Mary Shelley (1818)

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Um clássico absoluto do gótico, Frankenstein foi escrito por Mary Shelley quando ela tinha apenas 18 anos. Sua mente trouxe ao mundo uma história perturbadora sobre um cientista, Victor Frankenstein, que criou uma espécie de ser autômato com partes humanas que coletou em cemitérios. Dessa invenção, surge um monstro que, mesmo com aparência horrenda, tem emoções. A obra se tornou tão influente que até hoje Frankenstein vive em nosso imaginário.

2. Drácula, de Bram Stoker (1897)

(Fonte: Wikipedia)(Fonte: Wikipedia)

Adaptado várias vezes no cinema, o romance Drácula, de Bram Stoker, é considerado um pilar do gênero gótico. Ele é construído de forma epistolar (por cartas) e, diferente do que muita gente pensa, não tem apenas o Drácula como protagonista.

As histórias contadas no livro envolvem vários personagens, como o advogado Jonathan Harker, que faz uma viagem de negócios e se hospeda no castelo do Conde Drácula, na Transilvânia, e traz até Abraham Van Helsing, o famoso caçador de vampiros.

3. A Volta do Parafuso, de Henry James (1989)

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

A Volta do Parafuso, do americano naturalizado britânico Henry James, é um desconcertante romance com elementos de horror. Ele conta a história de uma mulher contratada para cuidar de duas crianças fofas e ingênuas, Flora e Miles. No entanto, ela começa aos poucos a perceber fenômenos estranhos na casa onde eles estão, e sente que há fantasmas ali que a cada dia parecem se aproximar mais deles.

4. A História Secreta, de Donna Tartt (1992)

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Aqui temos um clássico moderno do gótico que se tornou um best-seller cult. A História Secreta é narrado por Richard Papen, um estudante admitido em uma universidade de elite. Lá, cinco alunos são selecionados por um professor para se dedicar a um estudo sobre a Grécia antiga. Isso acaba envolvendo um mergulho em uma espécie de culto regado por festas orgiásticas, muito álcool e conversas filosóficas. Até que a loucura atinge um ponto em que não há mais retorno.

5. Entrevista com o Vampiro, de Anne Rice (1976)

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Mais uma obra altamente popular, que também gerou uma adaptação cinematográfica inesquecível. Entrevista com o Vampiro é narrado por um vampiro chamado Louis de Pointe du Lac, que narra sua vida de 200 anos para um repórter. Em suas memórias, está presente também a relação com um vampiro poderoso chamado Lestat de Lioncourt, que o escolheu para ser seu companheiro imortal. Erotismo e terror andam juntos neste romance de Anne Rice.

6. O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brontë (1847)

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brontë (na imagem com suas irmãs Charlotte e Anne), é um grande clássico que mistura paixão e horror. Na obra, um menino órfão, Heathcliff, é adotado pela família Earnshaw. Ele cresce ao lado de Catherine, e ambos se apaixonam. Contudo, seu amor é impossível de se concretizar. 

Catherine acaba decidindo se casar com Edgar Linton, um homem rico, por conta da diferença social com o amado. Heathcliff fica arrasado, e resolve se vingar, dando início a uma trama dramática e sombria.

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: