5 casos curiosos de pessoas pioneiras ao longo da história

20/07/2023 às 08:003 min de leitura

A maioria das pessoas sabe que Yuri Gagarin foi o primeiro ser humano a viajar pelo espaço e que Neil Armstrong foi o primeiro a pisar na Lua. Afinal, o mundo inteiro estava acompanhando seus feitos, na época em que eles aconteceram. Porém o que dizer de outros feitos que, hoje, parecem tão corriqueiros. Alguém foi o primeiro a fazer essas coisas, certo?

Pois é. Pode ser complicado encontrar esses registros, mas os historiadores fazem um trabalho incrível em tentar descobrir quem foi o primeiro ser humano a cometer um assassinato, a fazer uma greve — ou a contar piadas insultando a mãe dos outros. Sim. 

Pensando nisso, a gente compilou essa lista com cinco dos casos mais curiosos de "primeiro ser humano" a fazer alguma coisa. 

1. Primeiro ser humano a contar piada de mãe

Fonte: GettyImagesFonte: GettyImages

Sabe aquelas piadas de "sua mãe é tão gorda que" blá-blá-blá? Elas são muito velhas, né? Tão velhas que o primeiro registro delas vem da Antiguidade.

A piada mais antiga de que se tem registro é uma piada de peido, contada na Suméria, em 1900 a.C. Cerca de quatro séculos mais tarde, os babilônios estavam fazendo piadas com a mãe dos outros. Os registros encontrados em tábuas não fazem muito sentido para a gente, não tem muita graça e algumas piadas até estão incompletas. Ainda assim, é interessante saber que os povos antigos já tinham esse senso de humor. 

2. A primeira greve de trabalhadores da história

Fonte: GettyImagesFonte: GettyImages

Se você acha que os trabalhadores começaram a reclamar só em anos recentes, saiba que as greves também existem desde a Antiguidade. A primeira evidência de trabalhadores cruzando os braços em protesto contra suas condições de trabalho é de 1152 a.C. Eram os artesãos que trabalhavam para o faraó Ramsés III na Necrópole Real.

Na época, o Egito tinha acabado de ganhar sua terceira guerra contra o misterioso "Povo do Mar", mas tinha perdido muitos recursos financeiros e humanos com o conflito. 

Ainda assim, Ramsés exigiu a reconstrução dos templos e monumentos com toda pompa e circunstância dignas de um faraó. E quem estava a cargo desse trabalho? Os artesãos, que também precisavam ajudar na organização de uma grande festa para o aniversário do reinado de Ramsés. Para completar, eles estavam com pagamentos atrasados. Aí não dá para continuar trabalhando, né? Então, os artesãos cruzaram os braços. 

3. O primeiro assassinato de que se tem registro

Fonte: GettyImagesFonte: GettyImages

Infelizmente, muitas pessoas são assassinadas todos os dias nos tempos atuais. Mas qual terá sido o primeiro ser humano a tirar a vida de outro? Os registros apontam para um assassinato ocorrido há 430 mil anos. O crânio com golpes foi encontrado em uma caverna na Espanha — e, na verdade, é de uma espécie anterior ao Homo sapiens, mas merece lugar nessa lista.

4. O nome mais antigo que conhecemos

Fonte: GettyImagesFonte: GettyImages

Muitas das histórias da Antiguidade não contém o nome dos envolvidos — afinal, não temos registros de como as pessoas se chamavam, apenas evidências do que elas fizeram. Mas um contador sumério chamado Kushim deixou seu nome escrito em uma tábua de cerca de 3 mil anos atrás. Foi a primeira pessoa a registrar seu nome para a posteridade. 

5. O primeiro casal homoafetivo da história

Fonte: GettyImagesFonte: GettyImages

Outra coisa que os conservadores acham que é uma invenção moderna, mas que vem desde os tempos mais remotos é a homossexualidade. O primeiro registro de um casal formado por duas pessoas do mesmo gênero é do Egito Antigo. Os homens, Niankhkhnum e Khnumhotep, foram enterrados juntos, em um abraço, na mesma tumba, como um casal casado.

Por muito tempo, os arqueólogos consideraram que os dois homens eram irmãos, mas o modo como eles foram enterrados enfraquece essa hipótese. Khnumhotep, aliás, estava na posição reservada às esposas pelos rituais egípcios. 

Há evidências de que um dos homens tinha uma esposa e crianças, então não é consenso que eles formassem um casal homoafetivo. Porém o tipo de enterro também não permite assegurar que eles eram irmãos. Então, as evidências apontam mais para um casal mesmo. De qualquer maneira, há outros exemplos de homossexualidade na Antiguidade

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: