4 batalhas brutais por tronos na realeza

10/08/2023 às 13:002 min de leitura

Ao longo da história humana, diversas disputas históricas pelo trono real definiram como o mundo progrediria pelas próximas gerações. Essas lutas de poder dentro das linhagens reais sempre estiveram repletas de intrigas e traição, cativando milhares de pessoas por anos e anos.

À medida que a ambição se choca com a lealdade e o parentesco se transforma em realidade, os conflitos só se tornam mais interessantes e épicos. Contudo, algumas histórias são mais intrigantes do que outras. Pensando nisso, nós separamos uma lista com quatro das batalhas mais brutas por tronos dentro da realeza.

1. Sucessão espanhola

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Entre todas as batalhas que marcaram a história da Espanha, poucas chegam ao nível de interesse do que a da família Habsburgo. A Guerra da Sucessão Espanhola, travada em 1701, eclodiu após a morte do rei Carlos II, desencadeando uma disputa sem precedentes sobre o trono do país.

O conflito se dividia entre as casas Bourbon e Habsburgo, que cobiçavam a herança da monarquia. Nesse meio tempo, Joseph Ferdinand emergiu como o principal candidato. Em 1698, um Tratado de Participação foi forjado para tentar manter o equilíbrio do poder de famílias dentro da Europa.

Naquela época, no entanto, quem tinha grande influência sobre a Espanha era a Grã-Bretanha, grande favorecida pelo Tratado de Utrecht em 1713. Através de seu poder sobre o território espanhol, os ingleses optaram pela família Habsburgo, a qual tinha mais afinidade com seus desejos pessoais.

2. Guerra dos 100 Anos

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Um dos conflitos históricos mais famosos na Europa foi a Guerra dos 100 Anos, que durou de 1337 a 1453. Neste período, Inglaterra e França disputavam diversos territórios na região. A batalha foi principalmente travada entre os monarcas Eduardo III e Henrique V, da Inglaterra, e João II, da França.

A guerra testemunhou batalhas devastadoras, tanto em terra como no mar, incluindo a famosa Batalha de Crécy, quando Dom João II foi capturado. Após tantas batalhas, numerosos tratados foram negociados, levando à cessão de territórios e pagamentos de resgates por prisioneiros célebres.

3. Revolução Russa

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Entre os séculos XVI e XX, a família Romanov tinha grande influência sobre a Rússia. O primeiro czar russo, inclusive, foi Mikhail Romanov em 1613, o qual expandiu o poder do país e abraçou a cultura ocidental. No entanto, durante o mandato do czar Nicolau II, agravado pelo envolvimento na Primeira Guerra Mundial e corrupção no governo, a população foi ficando sem paciência.

Em 1917, a Revolução Russa explodiu no país e marcou o fim da dinastia Romanov. Nicolau II precisou abdicar de sua função e sua família foi mantida em cativeiro pelas forças bolcheviques, até que foram finalmente executados pelos rebeldes em 1918.

4. Queda de Cleópatra

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Após a conquista de Alexandre, o Grande, no Egito, a dinastia ptolomaica foi estabelecida na região por 275 anos, misturando tradições gregas e egípcias. Foi assim, que Cleópatra VII tornou-se uma das figuras da realeza mais famosas no mundo inteiro — estabelecendo-se como uma fortíssima figura feminina. 

Cleópatra era altamente inteligente e multilíngue, implementando uma reforma monetária na região. No entanto, as erupções vulcânicas que afetaram sua nação em seu período de reinado contribuíram para revoltas internas e instabilidade social por todo o Egito. 

Esses desafios influenciaram o declínio da dinastia ptolomaica, o que fez com que sua nação caísse sob o domínio dos romanos. Além disso, os relacionamentos de Cleópatra com Júlio César e Marco Antônio não eram muito bem vistos politicamente. Após ser derrotada por Roma, a monarca escolheu o suicídio em vez de ser capturada por seus adversários. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: