Ciência
16/08/2023 às 08:00•2 min de leitura
O Império Romano ainda fascina muitas pessoas, especialmente pela grande quantidade de imperadores que teve ao longo de sua duração. O que não se explora muito é que diversos imperadores importantes tiveram seu governo já em idade bem avançada, especialmente quando a expectativa de vida humana não era tão alta como atualmente.
Para matar a sua curiosidade, listamos alguns dos imperadores romanos mais velhos da história.
Vespasiano ganhou o respeito de vários imperadores em sua carreira militar antes de subir ao poder
Vespasiano teve uma carreira como comandante militar por alguns anos, servindo diversos imperadores e construindo sua reputação como líder durante esse tempo. Após a morte de Nero, no ano de 69, Vespasiano foi declarado como novo imperador pelo senado. Ele já tinha 60 anos nesta época e ficou no cargo até pouco antes de completar 70 anos, em 79, quando morreu e foi sucedido por seu filho.
Além de fazer várias reformas, Diocleciano também foi quem criou a Tetrarquia
Diocleciano teve uma origem mais simples e também foi subindo ao poder por meio do serviço militar. Ele foi nomeado imperador no ano de 284 e permaneceu no cargo até 305, quando já tinha mais de 60 anos (seu ano de nascimento não é conhecido com exatidão, podendo ter ocorrido entre 243 e 245). Durante seu reinado, Diocleciano ficou bem conhecido por fazer diversas reformas para lidar com os desafios que a Roma Antiga tinha na época, além de introduzir o sistema de governo conhecido como Tetrarquia.
Antonino Pio foi considerado como um dos "cinco imperadores bons" por Maquiavel
Antonino Pio foi declarado imperador em 138, aos 52 anos, e foi considerado um dos "cinco bons imperadores" de Roma, um termo cunhado por Maquiavel em 1503. No geral, ele ficou conhecido por ter um reinado bem próspero e de grande paz, tendo seguido as políticas e projetos públicos adotados por seu antecessor, Adriano, que também era seu pai adotivo. Antonino permaneceu no cargo até o ano de 161, quando morreu aos 74 anos e foi sucedido por seus filhos adotivos.
No poder por apenas alguns meses, Tácito quis trazer mais estabilidade ao Império Romano
Marco Cláudio Tácito foi outro imperador que começou sua carreira como militar e político antes de chegar ao trono. Ele foi escolhido pelo senado romano para suceder Aureliano, assassinado no ano de 275. Ele já tinha 75 anos nesta época e, infelizmente, seu reinado durou apenas 6 meses, já que ele morreu em 276. Durante esse curto período, Tácito focou em tentar restaurar a ordem ao Império, que se encontrava em tempos de bastante instabilidade.
Infelizmente, o imperador mais velho de Roma também teve um dos reinados mais curtos
Gordiano I, como já devem imaginar por ter sido deixado por último em nossa lista, foi o imperador romano mais velho da história. Ele chegou ao cargo em 22 de março de 238, quando tinha 81 anos de idade, algo considerado bem incomum. Infelizmente, seu reinado foi ainda mais curto do que o de Tácito, afinal, ele durou apenas até o dia 12 de abril de 238, ou seja, menos de um mês no total. Mesmo tendo estado no trono por poucas semanas, é reconhecido que Gordiano I foi um imperador respeitável e que possuía grande liderança.
Ainda assim, ele sofreu muitas dificuldades como imperador, tanto por parte do senado como do exército e de rivais ao seu trono. No fim, ele foi derrotado em batalha por forças leais à Maximino Trácio e cometeu suicídio após ser capturado.