Queijo norueguês é escolhido como o melhor do mundo em 2023

07/11/2023 às 08:002 min de leitura

O primeiro prêmio do concurso World Cheese Awards, considerado o “Oscar dos Queijos”, foi conquistado neste ano por um queijo azul norueguês, o Nidelven Blå, fabricado pela fazenda Gangstadt Gårdsysteri , uma pequena propriedade rural localizada a cerca de duas horas de Trondheim na Noruega, onde a competição foi realizada em 2023.

Organizado pela britânica Guild of Fine Food (Confraria de Alimentos Finos em português), o World Cheese Awards é o maior evento global de queijos do planeta. Chegando à sua 35ª edição, o concurso estabeleceu um recorde de participantes, com 4.502 queijos

De acordo com um comunicado à imprensa divulgado pela gerente geral. da Gangstadt Gårdsysteri, Maren Gangstadt, “Somos uma pequena fazenda leiteira localizada a apenas duas horas daqui, então isso acontecer em nosso quintal significa muito, e ter toda a equipe da leiteria aqui acrescenta um brilho extra a ela”. 

Como o queijo azul norueguês foi escolhido campeão?

Com queijos de mais de 40 países na competição, é natural que ela tenha sido acirrada. Os procedimentos iniciais começaram pela manhã, quando um amplo painel de jurados, composto por 264 especialistas em queijos, passou a avaliar entre 40 a 50 queijos em cerca de 100 mesas, trabalhando em equipes de dois ou três. 

O diretor administrativo do World Cheese Awards, John Farrand explicou o processo à CNN Travel: “O que pedimos a eles, simplesmente, foi avaliar os aspectos visuais do queijo e depois o aroma". Isso confere um peso maior à próxima etapa: sabor e sensação do queijo na boca. Nessa fase, os queijos recebem o status de ouro, prata ou bronze, mas cada mesa elege um "superouro".  

Na etapa final, os campeões superouro são reduzidos a 16 finalistas, que são julgados por um Superjúri, composto por 16 especialistas, que escolhem o queijo vencedor, após um acalorado debate transmitido ao vivo para os espectadores.

Por que o queijo azul Nidelven Blå venceu a competição?

(Fonte: Guild of Fine Food)(Fonte: Guild of Fine Food)

Como todo queijo azul, o Nidelven Blå tem esse nome porque apresenta veias azuis feitas por fungos, como o Penicillium, em sua massa. É esse processo que dá ao produto o seu sabor diferenciado, aroma e textura. Queijos azuis, como o gorgonzola e o roquefort, são normalmente picantes e têm texturas quebradiças e cremosas. 

Conforme a CNN Travel, os jurados disseram que o Nidelven Blå, um queijo semissólido de mofo azul, feito com leite de vaca pasteurizado, “tem esse tipo de cremosidade curta, como uma cobertura realmente densa”. Outro juiz destacou suas “tonalidades frutadas, talvez algumas características de vinho da qual realmente falam. É uma linguagem muito única”.

Na competição, o Brasil recebeu 11 status bronze, 8 prata e 3 ouro. Somente um queijo nacional obteve a menção superouro: o Morro Azul, da empresa Pomerode Alimentos, sediada na cidade de mesmo nome, no estado de Santa Catarina.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: