Estilo de vida
22/09/2024 às 18:00•2 min de leituraAtualizado em 22/09/2024 às 18:00
Submechanofobia é o medo de objetos feitos pelo homem que estão submersos, e não é difícil entender o porquê. A ideia de que construções e estátuas, projetadas para a superfície, estão agora enterradas nas profundezas do oceano, muitas vezes cobertas por vida marinha, é perturbadora.
Mas não se engane: isso é mais normal do que parece. Ao longo da história, diversas esculturas e objetos bizarros foram parar no fundo do mar sem muitas explicações e lá permanecem para assustar quem encontrá-las. Veja só seis dos objetos mais inquietantes submersos ao redor do mundo.
Nas Filipinas, a erupção do Monte Hibok-Hibok em 1871 levou uma cidade inteira para o fundo do mar, incluindo seu cemitério. Hoje, uma enorme cruz comemorativa marca o local onde os túmulos repousam. Os turistas podem ver a cruz da costa ou mergulhar para explorar os restos dos túmulos, muitos dos quais em forma de cruz. A visão das lápides no fundo do oceano é, no mínimo, arrepiante.
O artista Jason deCaires Taylor se especializou em criar esculturas submersas para promover a vida marinha. Muitas de suas criações podem ser encontradas em parques e museus subaquáticos ao redor do mundo. O que torna suas obras assustadoras é o fato de que são figuras humanas lentamente corroídas pelo oceano.
Em 2017, um enorme avião C-130 Hercules foi deliberadamente afundado no Golfo de Aqaba, na Jordânia, para criar um recife artificial. Com 30 metros de comprimento e uma envergadura de 40 metros, o avião parece completamente fora de lugar no fundo do mar. Uma tempestade em 2020 partiu o avião em dois, intensificando a atmosfera assustadora do local, onde mergulhadores podem explorar o interior da aeronave.
O SS President Coolidge, um transatlântico de luxo usado na Segunda Guerra Mundial, afundou nas águas de Vanuatu após colidir com minas amigáveis. O navio, com 200 metros de comprimento, é o maior naufrágio acessível no mundo. Mergulhadores podem explorar seu interior, onde encontram objetos militares e luxuosos, como lustres e uma piscina de mosaico, agora todos cobertos de vida marinha.
No fundo do Lago Neuchâtel, na Suíça, um tubarão de 6 metros de comprimento espera para assustar mergulhadores desavisados. O tubarão foi deixado após as filmagens de um curta-metragem e, ao longo do tempo, se tornou ainda mais assustador à medida que a água desgastou sua pintura. Além do tubarão, o lago também abriga outras esculturas estranhas, como um dragão metálico e um cão de pedra.
No fundo de lagos nos EUA, fãs da franquia Sexta-Feira 13 colocaram estátuas de Jason Voorhees, o famoso vilão mascarado. A mais conhecida está localizada em uma pedreira inundada em Minnesota. Mergulhadores podem encontrar Jason "acorrentado" no fundo, uma referência direta aos filmes.