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16/10/2024 às 13:00•2 min de leituraAtualizado em 16/10/2024 às 13:00
Uma descoberta arqueológica recente pode transformar o entendimento sobre a origem de um dos jogos de tabuleiro mais antigos já registrados. Arqueólogos encontraram seis superfícies de rocha com desenhos esculpidos que se assemelham ao padrão do jogo Hounds and Jackals (também chamado de Cães e Chacais ou 58 Buracos) em locais do Azerbaijão, datando de cerca de 2000 a.C.
Os pesquisadores Walter Crist, da Universidade de Leiden, e Rahman Abdullayev, da Sociedade Histórica de Minnesota, lideraram o estudo, que foi publicado recentemente no European Journal of Archaeology. Eles encontraram os tabuleiros esculpidos em seis locais diferentes na Península Absheron e na Reserva Gobustan, no Azerbaijão.
A descoberta é importante porque sugere que o jogo, até então associado ao Egito antigo, pode ter surgido no sudoeste da Ásia. Isso coloca em dúvida a suposição de que os egípcios inventaram o jogo e abre espaço para uma nova interpretação sobre como os povos antigos se conectavam através do entretenimento.
O Hounds and Jackals é um jogo semelhante ao clássico mundial Snakes and Ladders (Serpentes e Escadas, em português) ou ao Ludo (esse bem conhecido no Brasil). No tabuleiro, que possui 58 buracos, os jogadores movem suas peças – tradicionalmente na forma de cães e chacais – na tentativa de chegar ao fim antes de seus oponentes.
O mais antigo exemplo do jogo foi encontrado no Egito, em uma tumba datada de cerca de 2000 a.C., o que levou à suposição de que ele havia surgido na terra dos faraós. No entanto, as novas descobertas no Azerbaijão revelam que o jogo também era jogado em locais distantes, e em contextos sociais bem diversos.
Três dos seis tabuleiros foram encontrados em Agdasdüzü, e os outros em Çapmali, Yeni Türkan e Dübandi. A datação dessas peças mostrou que elas são de cerca de 2.000 anos a.C., tornando-os contemporâneos ao tabuleiro egípcio encontrado em El-Assasif e, talvez, até mesmo anteriores.
Esse fato pode significar que o jogo teve múltiplas origens ou que ele se espalhou de forma mais rápida e ampla do que imaginado anteriormente. E não apenas em termos geográficos, mas também entre diferentes classes sociais, já que os tabuleiros foram encontrados tanto em abrigos de pastores quanto em tumbas de elites.
A história dos jogos de tabuleiro, de forma geral, parece ser muito mais antiga e difusa do que se imaginava. Jogar era uma forma de entretenimento, mas também um mecanismo para forjar laços sociais e fortalecer interações.
Crist e Abdullayev argumentam que jogos como o Hounds and Jackals podem ter atuado como uma ferramenta social, facilitando a convivência entre grupos de diferentes origens e status. No caso específico do Azerbaijão, o jogo pode ter sido uma forma de conectar os pastores de gado nômades com as elites locais, criando um elo comum em uma época marcada por intensas trocas culturais e comerciais.
Embora a origem exata do jogo seja incerta, a descoberta no Azerbaijão revela que ele ia além de um passatempo, sendo uma prática social que unia diferentes povos e classes. Independentemente de onde surgiu, o fato é que Hounds and Jackals teve um papel significativo nas sociedades antigas, cruzando fronteiras geográficas e sociais.
Essa descoberta abre novas questões sobre como jogos de tabuleiro influenciaram as sociedades antigas e sobre o papel que eles podem ter desempenhado nas interações entre culturas. E, assim como acontecia há 4.000 anos, eles continuam sendo uma forma universal de entretenimento, aproximando as pessoas ao redor do mundo.