Por que ficamos sem jeito quando recebemos um elogio?

11/04/2024 às 10:002 min de leituraAtualizado em 11/04/2024 às 10:00

Boa parte das pessoas fica meio constrangida quando recebe algum elogio. Às vezes, parece que um retorno negativo é até recebido com mais facilidade do que um positivo. E, se isso também acontece com você, não se sinta estranho: cerca de 70% se sentem desconfortáveis nessa situação.

Mas por que isso acontece conosco? A seguir, compartilhamos algumas pistas sobre por que reagimos assim.

A dificuldade em ser elogiado

70% das pessoas tendem a rejeitar os elogios que recebem. (Fonte: GettyImages/ Reprodução)
70% das pessoas tendem a rejeitar os elogios que recebem. (Fonte: GettyImages/ Reprodução)

Um estudo feito pelo professor Christopher Littlefield, em Boston, envolveu a entrevista com 400 pessoas, e constatou um número bizarro: 70% das pessoas diziam se sentir constrangidas quando eram elogiadas por algo.

A resposta mais simples é pensar que essas pessoas têm baixa autoestima. Mas, segundo Littlefield, esta é uma saída rasa. “Pessoas com baixa autoestima muitas vezes se sentem desconfortáveis em receber elogios, mas nem todo mundo que se sente desconfortável em receber elogios necessariamente tem baixa autoestima”, afirma, citando o psicólogo Guy Winch, em artigo ao portal Harvard Business Review.

O que nos constrangeria, na verdade, é porque os elogios nos pegam de surpresa. Uma situação inesperada – seja um elogio agradável ou o susto de cruzar com um urso numa floresta – provoca o mesmo tipo de reação no nosso cérebro, a qual pode ser chamada de "sequência surpresa".

Este mecanismo tem quatro estágios: primeiro, congelamos momentaneamente; em seguida, procuramos uma explicação para o que está acontecendo; depois, mudamos nossa perspectiva; e, por fim, compartilhamos a experiência com outras pessoas. 

Esse mesmo padrão se repete para notícias agradáveis e desagradáveis. Em um primeiro momento (o "congelamento"), nosso coração dispara, suamos e as pupilas dilatam. “Essa experiência emocional intensa pode ser desconfortável e desestabilizadora. E, como resultado, alguns de nós podemos querer desligá-lo para podermos nos sentir estáveis e confortáveis novamente", afirma Tania Luna e LeeAnn Renninger, autoras do livro Surprise: Embrace the Unpredictable and Engineer the Unexpected.

Por isso, desviar do elogio pode ser a forma inconsciente que encontramos para conseguir recuperar o controle da situação a qual estamos atravessando. Só assim nos sentimos menos vulneráveis. Em seguida, procuramos entender o porquê do elogio, e acabamos optando pela visão negativa de nós mesmos para escapar do constrangimento.

É possível sentir alegria quando somos elogiados?

Há sim formas de ficar menos constrangido nessas situações. (Fonte: GettyImages/ Reprodução)
á, sim, formas de ficar menos constrangido nessas situações. (Fonte: GettyImages/ Reprodução)

A boa nova é que dá, sim, para driblar o constrangimento gerado pelos elogios. O segredo aqui é usar técnicas para aprender a processar o elogio de forma mais saudável, mesmo que, inicialmente, a gente discorde com o que foi dito.

Primeiro de tudo, reconheça que o elogio tem mais a ver com que a pessoa que o emite do que com quem o recebe. Quando alguém tecer comentários positivos sobre o seu trabalho, por exemplo, pare e entenda que a pessoa está falando sobre a sua própria experiência. "Eles estão lhe contando como isso os fez sentir. Simplesmente aceite a perspectiva deles. Honre o sentimento deles, mesmo que não concorde totalmente. Você pode começar dizendo um simples obrigado”, aconselha Christopher Littlefield.

A reação negativa ao elogio é fisiológica, mas dá para tentar reformular essa sensação. Luna e Renninger recomendam: "o elogio nem sempre precisa parecer inesperado ou assustador. Em vez disso, pense nisso como uma oportunidade de se conectar com outra pessoa ou aprender como os outros vivenciam você ou seu trabalho".

Por isso, na próxima vez que alguém vier elogiá-lo, preste atenção na sua primeira reação. Se ela envolver a rejeição do elogio, procure parar e reformular o seu próximo passo. Talvez você tenha uma surpresa e descubra que o aceitar é mais fácil do que parece.

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: